adplus-dvertising

Qual era a maior fonte de sobrevivência dos nômades?

Índice

Qual era a maior fonte de sobrevivência dos nômades?

Qual era a maior fonte de sobrevivência dos nômades?

Entre 1 milhão de anos e 10 mil anos a humanidade viveu de forma nômade. Há 10 mil anos iniciou-se a atividade agrícola, que se espalhou pelo mundo. A agricultura possibilitou a vida sedentária, o aumento populacional e o cultivo de alimentos que sustentavam um grupo durante todo o ano.

Qual a origem dos nômades?

  • Os nômades, em suma, eram pessoas que não viviam fixas apenas em um lugar. Eles utilizavam dos recursos naturais como água e alimentos de um local e, quando acabava, mudavam para outra região. Os primeiros humanos, portanto, surgiram em algum ponto da África e, com essa forma de vida, se espalharam pelo mundo.

Qual o estilo de vida dos nômades?

  • Os nômades viviam da caça de animais pequenos e coleta de frutos. Com o desenvolvimento de novos utensílios, passaram a capturar animais de grande porte. Melhorando as possibilidades de sobrevivência do grupo. Esse estilo de vida estava diretamente relacionado com condições climáticas e ritmo.

Qual a relação hierárquica entre os grupos nômades e o nomadismo?

  • Embora se compreenda que não é possível definir uma relação hierárquica entre os grupos nômades e os grupos sedentárias, é possível definir que a partir da vida fixa houve um aumento populacional, pois, as vidas nômades são mais instáveis no acesso à alimentação. Assim, a pré-história foi um período de grande incidência do nomadismo.

Qual a origem do nomadismo?

  • A necessidade de cultivo fez com que se tornasse necessário o domínio dos rios e a construção de obras públicas, o que ocasionou em uma Revolução Urbana. O nomadismo foi a primeira forma de sobrevivência da humanidade, mas que durou milhares de anos e não deixou de existir com o início da agricultura.

Postagens relacionadas: