O que todos os neurônios têm em comum?

O que todos os neurônios têm em comum?
A grande maioria dos neurônios apresenta uma grande quantidade de dendritos. Prolongamento que garante a condução do impulso nervoso. Cada neurônio possui apenas um axônio, o qual é, geralmente, mais longo que os dendritos. Envolvendo o axônio, está um isolamento elétrico chamado de bainha de mielina.
O que os neurônios apresentam?
Os neurônios apresentam como partes básicas o corpo celular, os dendritos e o axônio. Corpo celular: O corpo celular é a região onde está localizado o núcleo do neurônio, bem como a maioria de suas organelas. Seu formato é variado e pode ser esférico, estrelado ou piramidal, por exemplo.
Qual é a função do corpo celular do neurônio?
O corpo celular, ou pericário, é a porção do neurônio que contém o núcleo e o citoplasma que envolve o núcleo. Consiste em um centro trófico, mas também tem função receptora e integradora de estímulos, recebendo estímulos excitatórios ou inibitórios produzidos em outras células nervosas.
Qual é a conexão estabelecida entre os neurônios?
A sinapse é uma região de proximidade entre o neurônio e outra célula onde ocorre a propagação do impulso nervoso.
O que fazem os neurônios de associação?
Um interneurônio (também chamado de neurônio relay, neurônio de associação, ou neurônio de circuito local) é um neurônio multipolar que se conecta a um neurônio aferente e um neurônio eferente em um caminho neural.
Qual a função do axônio dos neurônios?
Axônio: é um prolongamento único, especializado na condução do impulso nervoso que vem do corpo celular. É geralmente mais longo que os dendritos, podendo se estender da medula espinhal aos dedos dos pés. O axônio transmite as informações do neurônio para outras células (nervosas, musculares ou glandulares).