Quais são os óxidos de enxofre?

Quais são os óxidos de enxofre?
Os óxidos de enxofre (SO2 e SO3 - SOx) são formados nas indústrias pela queima de combustíveis fósseis que têm enxofre em sua composição (óleo combustível, carvão mineral).
Como é liberado o dióxido de enxofre?
O dióxido de enxofre é liberado para a atmosfera por gases vulcânicos e fontes antropogênicas, principalmente atividades industriais que processam materiais contendo enxofre, como termelétricas, fabricação de fertilizantes, fundição de alumínio e aço, produção de ácido sulfúrico e papel.
Por que os óxidos de enxofre são irritantes?
- Os óxidos de enxofre também são irritantes para as mucosas dos olhos e para os órgãos respiratórios. Ele é capaz de lesionar os tecidos dos pulmões, agravar doenças como a bronquite, a enfisema e o cancro do pulmão.
Por que o dióxido de enxofre é prejudicial ao meio ambiente?
- Por se tratar de um gás prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana, o dióxido de enxofre foi incorporado aos parâmetros de qualidade do ar por meio de um decreto instituído pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O dióxido de enxofre é um gás emitido a partir da queima de combustíveis fósseis.
Quais são os efeitos do dióxido de enxofre nos olhos?
- Dióxido de enxofre e efeitos na saúde. O dióxido de enxofre é um gás tóxico que afeta, principalmente, as mucosas, agindo no sistema respiratório e nos olhos, causando irritação. Os principais sintomas que aparecem ao entrar em contato com o SO 2 são: tosse, náuseas e irritação nos olhos.
Qual o enxofre do ser humano?
- Um ser humano adulto possui aproximadamente 120 gramas de enxofre no seu corpo, e a baixa concentração desse elemento pode gerar alguns problemas relacionados com ossos, peles, cabelos e produção de proteínas. Um animal tem acesso ao enxofre por meio da alimentação.