Quais os principais pensadores da filosofia medieval?
Índice
- Quais os principais pensadores da filosofia medieval?
- Quais são os principais períodos da filosofia medieval?
- Quem são os principais nomes da filosofia medieval?
- Por que a filosofia medieval começou a ser lecionada nas escolas?
- Quem influenciou a filosofia na Idade Média?
- Quais as transformações experimentadas com a Baixa Idade Média?

Quais os principais pensadores da filosofia medieval?
Grandes filósofos da escolástica foram são Bernardo de Claraval, Pedro Abelardo, Guilherme de Ockham, o beato João Duns Escoto, entre outros. Nesse período, o filósofo mais importante foi São Tomás de Aquino e sua obra "Summa Teológica", onde estabelece os cinco princípios para provar a existência de Deus.
Quais são os principais períodos da filosofia medieval?
A filosofia medieval é comumente dividida em dois períodos principais: a patrística e a escolástica.
Quem são os principais nomes da filosofia medieval?
- Maimônides, Nahmanides, Yeudah ben Levi (judeus), Avicena, Averróis, Alfarabi e Algazáli (árabes), Abelardo, Duns Scoto, Escoto Erígena, Santo Anselmo, Santo Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, Guilherme de Ockham, Roger Bacon e São Boaventura são considerados os principais nomes da Filosofia medieval. FERRATER-MORA, José.
Por que a filosofia medieval começou a ser lecionada nas escolas?
- Outro fator importante foi que a Filosofia medieval passou a ser lecionada nas escolas, ficando conhecida pelo nome de Escolástica, método de pensamento que dominou o ensino entre os anos de 11 d.C. A Escolástica inventou um método para discussão de ideias filosóficas.
Quem influenciou a filosofia na Idade Média?
- (Faap) A doutrina de Platão influenciou os primeiros filósofos medievais, Santo Agostinho, bispo de Hipona (3) e Boécio (4), autores de "Confissões" e "Consolação da Filosofia", respectivamente. Mas a Filosofia que predominou na Idade Média foi a:
Quais as transformações experimentadas com a Baixa Idade Média?
- Contudo, as transformações experimentadas com a Baixa Idade Média promoveram uma interessante revisão da teologia agostiniana. A chamada filosofia escolástica apareceu com o intuito de promover a harmonização entre os campos da fé e da razão.