Qual a importância e a relação entre ossos e músculos?

Qual a importância e a relação entre ossos e músculos?
O ser humano tem a sorte de estar edificado sobre um esqueleto sólido como o concreto armado. Nossos 206 ossos, além de sustentar o corpo e proteger os órgãos internos, proporcionam uma estrutura sobre a qual atuam os músculos, poderosas massas fibrosas contráteis que possibilitam os movimentos.
Qual a relação entre os músculos e os ossos do esqueleto?
Os ossos são mantidos juntos, ligados aos músculos e protegidos contra choques por um outro material - o tecido conjuntivo. O tecido conjuntivo é um material simples que preenche as lacunas entre os órgãos. Os tipos importantes para o esqueleto têm um ponto em comum - todos são extremamente resistentes.
Por que os ossos fazem parte do nosso corpo?
- Os ossos e músculos fazem parte do sistema musculoesquelético, sendo uma estrutura extremamente complexa, em que um depende do outro para a execução dos movimentos. Cada passo que damos ou a cada vez que mexemos os dedos, é resultado de uma profunda coordenação entre músculos, ossos, ligamentos e tendões. Conheça Mais o Nosso Corpo.
Qual a importância dos ossos para nossa movimentação?
- Um exemplo simples da importância dos ossos para nossa movimentação está em uma simples consideração, pois para ficarmos em pé, nosso corpo precisa fazer uso de seus 206 ossos, que são a estrutura, além de 639 músculos, que auxiliam na movimentação.
Por que os ossos são compostos?
- Os ossos são compostos de duas partes, as rígidas que fazem a parte externa, feitas de proteínas importantes, como o colágeno, e por outra, comum em todos eles, chamada de hidroxiapatite, formada pelo cálcio e por outros minerais. Já a estrutura interna é chamada de medula, que é a parte mole do osso e por onde passam os vasos sanguíneos.
Quais são os ligamentos do osso?
- Os tendões são cordões resistentes de tecido conjuntivo que inserem cada extremidade do músculo ao osso. Os ligamentos são compostos de um tecido semelhante, rodeiam as articulações e unem os ossos entre si. Os ligamentos contribuem para reforçar e estabilizar as articulações, permitindo os movimentos só em certas direcções.