O que os jesuítas fizeram para se aproximar dos índios?

O que os jesuítas fizeram para se aproximar dos índios?
Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.
Por que a catequização dos índios era obra de Deus?
- A catequização dos índios era uma das obras colonizadoras mais desejadas pelo Rei, obra que atenderia não só os objetivos da colonização como também aos intentos de uma sociedade sagrada, portanto, obra de Deus. O padre Simão de Vasconcelos reafirma:
Qual foi o conflito entre os índios e os jesuítas?
- O conflito de interesses abriu espaço para o início das Guerras Guaraníticas. Os espanhóis e portugueses, contando com melhores condições, venceram os índios e jesuítas no conflito que se deflagrou entre 17. Depois do incidente o ministro português Marques de Pombal ordenou a saída dos jesuítas do Brasil.
Como os jesuítas realizaram a catequese dos povos nativos?
- Assim, os jesuítas realizavam a catequese dos povos nativos, além de realizarem uma tentativa de aculturação ao tentar assimilar o nativo a um modo de vida europeu. Os jesuítas também enfrentaram inúmeros conflitos com os colonos que escravizavam indígenas durante os séculos XVI e XVII.
Como foi a catequização dos Índios do Brasil?
- Transmitindo Cultura: “A catequização dos índios do Brasil, 1549- 1600”. Revista Diálogo Educacional. P. 1-22) O Padre Manuel da Nóbrega foi um dos principais jesuítas que desembarcaram na Bahia. Depois de algum tempo, vieram outros jesuítas que foram historicamente importantes como José de Anchieta e Antônio Vieira.