O que Nietzsche disse sobre a arte?

O que Nietzsche disse sobre a arte?
Segundo Nietzsche a vida é um constante criar e recriar sem uma teleologia pré-definida. É justamente por este aspecto que a arte expressa de forma mais transparente o que a vida é, pois, a arte é justamente o processo de criação e recriação sem uma finalidade para além da própria criação.
Como a arte pode libertar-se do pensamento?
- Arte é também libertar-se do pensamento pronto e ousar pensar, e fazê-lo de um jeito diferente. A verdade da obra está nesse lugar onde ela jamais está pronta. Nós, podemos ser artistas quando não estamos mais preocupados com nossos processos do que com definições e classificações.
Qual a importância da arte?
- Não existe uma linha clara e definida que separe o que consideramos “arte” daquilo que consideramos meramente “artístico” ou “decorativo.” Arte é o exercício do supérfluo, do dispensável, do desnecessário, do absolutamente inútil. Toda a importância da arte vem da sua absoluta e total inutilidade.
Por que a arte contemporânea não está na história?
- Ora, a arte contemporânea não está na história, porque ela está acontecendo hoje, no tempo vivido e não no tempo que podemos experimentar como histórico. Somos extemporâneos do tempo histórico enquanto vivemos no “hoje em dia” construindo, paradoxalmente, o tempo histórico do qual somos estranhamente separados.
Quais são as culturas que originaram a arte?
- O estético, o belo, etc. são absolutamente relativos, dependentes das culturas que o originaram. Arte europeia, arte oriental, arte africana, todas as linguagens muito diversas do mesmo impulso! A arte se torna maior quando passa a representar atitudes metafísicas diante da vida.