O que os iorubás trouxeram para o Brasil?

O que os iorubás trouxeram para o Brasil?
Os iorubas cultuam os orixás. ... Os iorubas também marcaram sua influência na culinária brasileira, com o acarajé, por exemplo, na música, com os atabaques, e na língua, com palavras como "axé" e "olodum".
Quem são os povos iorubás?
Os iorubás são um povo do sudoeste da Nigéria, no Benim (antiga República do Daomé) e no Togo. Historicamente, habitavam o Reino de Queto (atual Benim) e o Império de Oió, na África Ocidental.
Como eram as esculturas dos iorubás?
Escavações em Ifé encontraram cabeças de bronze ou terracota e figuras longas da realeza e elementos do universo superior estrelado. Retratos naturalistas cada um previamente conhecidos na África.
Quais são os costumes dos povos iorubás?
Outro costume dos iorubá era a raspagem da cabeça para os homens, e os penteados bem elaborados para as mulheres. Há muito tempo, se o homem não raspasse a cabeça era sinal até de falta de higiene. Atualmente o costume ficou restrito só aos mais velhos. Só entre os haussá o costume ainda é mantido por jovens.
Quem eram os povos iorubás e bantos?
Eles pertenciam a uma grande variedade de povos, que no século XIX, foi classificada em dois grandes grupos linguísticos: banto e iorubá. Os iorubás constituem um grande grupo étnico-linguístico da África Ocidental, representando 20% da população da Nigéria.
Quais são as características dos povos iorubás?
Os iorubas são tradicionalmente os mais hábeis artesãos da África, trabalhando como ferreiros e tecelões ou no artesanato de couro, vidro, marfim e madeira. As mulheres fiam o algodão, fazem cestaria e tingimento de tecidos. A maior parte do povo ioruba vive do cultivo da terra.