adplus-dvertising

Qual a importância do conceito de justiça para Platão?

Índice

Qual a importância do conceito de justiça para Platão?

Qual a importância do conceito de justiça para Platão?

Platão reconhece a justiça como sinônimo de harmonia social, relacionando também esse conceito à ideia de que o justo é aquele que se comporta de acordo com a lei.

Qual é o fundamento do direito para Platão?

2.2. Platão define que a tarefa do jurista é a de buscar o justo, algo impossível de ser descoberto por qualquer sujeito. Somente aqueles capacitados a conhecer o mundo das Idéias e do inteligível seriam capazes de conhecê-lo.

Qual o pensamento de Platão sobre justiça?

Em busca de conceituar a justiça, Platão tem como princípio que a justiça é absoluta, então toda ação deve ser justa ou injusta. ... A terceira e última refutação, a Polemarco é a ideia de que a justiça é algo virtuoso e positivo, ela não comporta fazer o mal. (PLATÃO et al., 380 a.C).

Qual é o fundamento do direito?

10 do CPC/15 é “o fundamento jurídico – circunstância de fato qualificada pelo direito, em que se baseia a pretensão ou a defesa, ou que possa ter influência no julgamento, mesmo que superveniente ao ajuizamento da ação – não se confundindo com o fundamento legal (dispositivo de lei regente da matéria)”.

Posso notar que os filósofos gregos separaram os dois tipos de Justiça?

  • Podemos notar que os filósofos gregos já separavam os dois tipos de justiça: a justiça política dispensada pelo Estado, e a justiça natural, aquela que se presume que cada indivíduo tenha, considerada uma virtude que se revela nos hábitos de conduta de cada indivíduo.

Quais são as teorias de Justiça desenvolvidas ao longo da história?

  • Várias têm sido as chamadas teorias de justiça desenvolvidas por diversos pensadores ao longo da história.

Qual foi a concepção de Justiça em Platão e Aristóteles?

  • Com efeito, foi a partir da concepção de justiça em Platão e Aristóteles que boa parte do direito romano se ergueu, especialmente com a contribuição de Aristóteles e a idéia de uma justiça construída nas relações sociais que deveria estar de acordo com valores morais relacionados a tal justiça geral contida na natureza [1].

Qual a filosofia de Sócrates?

  • A filosofia de Sócrates se voltava para os assuntos éticos-sociais, ou seja, nesse ponto, o que interessava a Sócrates eram as ações humanas, suas motivações e a moral dos indivíduos. Portanto, era comum vê-lo em praças públicas (ágora) e nas ruas da cidade (pólis) questionando as pessoas sobre temas como justiça, política, religião e virtude.

Postagens relacionadas: