O que os filósofos falam sobre justiça?
Índice
- O que os filósofos falam sobre justiça?
- O que significa ter justiça?
- Qual a importância da lei nomos no pensamento de Sócrates?
- O que é o ideal de justiça?
- Quem são os principais pensadores da filosofia jurídica?
- Qual o pensamento desse filósofo?
- Qual o preceito da Justiça?
- Quais são as teorias de Justiça desenvolvidas ao longo da história?

O que os filósofos falam sobre justiça?
Para o filósofo Aristóteles, a justiça é uma virtude que se encontra no meio termo entre injustiça por falta e injustiça por excesso, classificando as justiças de acordo com as relações dos indivíduos. ... Ainda hoje a palavra justiça é relativa para muitos, já que cada indivíduo possui sua própria visão do que é justo.
O que significa ter justiça?
Justiça é a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos, por exemplo. Etimologicamente, este é um termo que vem do latim justitia. É o principio básico que mantém a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.
Qual a importância da lei nomos no pensamento de Sócrates?
Sócrates defende que apenas respeitando as leis positivas (nomos) é possível fazer justiça. Reconhece, contudo, que nem sempre as leis são justas, entretanto deve-se obedecê-las mesmo assim para que haja segurança jurídica.
O que é o ideal de justiça?
O ideal de justiça está na solução reconhecida por todos, cuja imagem não reflita uma imposição de poder ou o cumprimento de procedimentos previamente estabelecidos. Não se trata de uma decisão proferida por um direito posto, o ideal de justiça está nos fins do homem alcançados por ele mesmo.
Quem são os principais pensadores da filosofia jurídica?
- Filosofia Jurídica e seus principais pensadores Maquiavel, Jean Bodin, Hugo de Grócio, Hobbes, Locke, Rousseau, Kant, Hegel e Marx.
Qual o pensamento desse filósofo?
- Um dos principais pensadores dessa corrente foi Jeremy Bentham e o pensamento dessa corrente pode ser resumido em duas frases desse filósofo: “É inútil falar do interesse da comunidade sem entender qual é o interesse do indivíduo.”
Qual o preceito da Justiça?
- Para Aristóteles, é praticar justiça e esse preceito está relacionado com a “Justa Medida”. O filósofo diz que o indivíduo deve sempre evitar os extremos e seguir o justo, ou seja, aquilo que se ajusta segundo ele.
Quais são as teorias de Justiça desenvolvidas ao longo da história?
- Várias têm sido as chamadas teorias de justiça desenvolvidas por diversos pensadores ao longo da história.