adplus-dvertising

O que Platão pensava sobre as mulheres?

Índice

O que Platão pensava sobre as mulheres?

O que Platão pensava sobre as mulheres?

Mulheres e homens têm a mesma natureza em relação à tutela do Estado, salvo na medida em que um é mais fraco e o outro é mais forte”. ... A fêmea também está mais sujeita à depressão do espírito e ao desespero do que os homens.

O que Sócrates pensava sobre as mulheres?

Sócrates – Logo, existem mulheres que são aptas para a guerra e outras que não são. Ora, não escolhemos homens dessa natureza para torná-los nossos guerreiros? Glauco – Sim, escolhemos.

Qual era o pensamento dos filósofos Sócrates e Aristóteles sobre a mulher na Grécia antiga?

A notícia histórica que se tem em geral do “status” da mulher na Grécia Antiga não é das melhores. A visão mais comumente disseminada é a da mulher como uma espécie de “homem incompleto” e portadora de determinados vícios e fraquezas que a impediam em geral de ter uma cidadania plena.

O que Platão era de Aristóteles?

Relação entre Platão, Sócrates e Aristóteles Platão foi discípulo de Sócrates. As ideias socráticas marcaram a trajetória intelectual de Platão, que, por sua vez, foi mestre de Aristóteles.

Qual o nome da esposa de Platão?

Xântipe
Morteséculo IV a.C.
ResidênciaAtenas Antiga
CônjugeSócrates
Filho(s)Menexenus, Lamprocles

O que é a Lei Segundo Platão?

As Leis, última obra do Platão, publicada em 437 a.C., é um conjunto de recomendações que um legislador deve impor aos cidadãos. ... Platão tenta estruturar a forma mais perfeita de Governo e afirma que o Estado deve ser livre, racional e amigo de si mesmo.

Quais foram os filósofos que demonstraram um pensamento oposto às mulheres?

  • Apesar de terem existido filósofos que demonstraram uma postura de indiferença e até misógina em relação às mulheres, moldando-as de forma esdrúxula e muitas vezes insignificante, houve outros que demonstraram um pensamento oposto.

Qual a diferença entre mulher e filosofia?

  • Apesar disso, mulher e filosofia continuam separadas, mesmo que de forma sútil. Podemos reparar essa separação na escassez feminina nos currículos dos cursos de filosofia e nos corredores acadêmicos. Até o presente momento, enfatizou-se a existência da presença de mulheres na história da filosofia.

Por que a ausência das mulheres na história da filosofia?

  • Permanecia-se então nesses acontecimentos, a ausência das mulheres, por não atribuir-se a elas a capacidade do pensamento2. A ausência e o silenciamento das mulheres na história da filosofia têm alertado estudiosos e pesquisadores do campo filosófico.

Quando falamos sobre filósofos famosos?

  • Às vezes é necessária uma perspectiva diferente para que o progresso seja feito. Quando falamos sobre filósofos famosos, normalmente é uma figura masculina que vem à mente, muito por conta do machismo, que é muito antigo.

Postagens relacionadas: