Qual o principal fundamento da tendência liberal tecnicista?
Índice
- Qual o principal fundamento da tendência liberal tecnicista?
- O que é a tendência progressista libertária?
- São exemplos de tendências pedagógicas progressistas?
- Quais as principais características da tendência tecnicista?
- O quê tendência tecnicista?
- Quando surgiu a tendência progressista libertária?
- Qual o objetivo da tendência progressista libertária?
- O que são tendências pedagógicas progressistas?
- Quais são as tendências pedagógicas na prática escolar?
- Como os povos europeus influenciaram a cultura brasileira?
- Qual é a cultura brasileira?
- Qual a influência dos portugueses na cultura brasileira?
- Como os africanos trouxeram para o Brasil as suas práticas religiosas?

Qual o principal fundamento da tendência liberal tecnicista?
A Tendência Liberal Tecnicista é modeladora do comportamento humano através de técnicas específicas. Os procedimentos e técnicas preparam para a transmissão e recepção de informações. A aprendizagem é baseada no desempenho (aprender-fazendo). O Professor é o técnico e responsável pela eficiência do ensino.
O que é a tendência progressista libertária?
A escola progressista libertária parte do pressuposto de que somente o vivido pelo educando é incorporado e utilizado em situações novas, por isso o saber sistematizado só terá relevância se for possível seu uso prático.
São exemplos de tendências pedagógicas progressistas?
São exemplos de tendências pedagógicas progressistas: A libertadora, a libertária e a crítico-social dos conteúdos. A libertária, a renovada e a crítico-social dos conteúdos.
Quais as principais características da tendência tecnicista?
É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.
O quê tendência tecnicista?
O tecnicismo é uma estrutura pedagógica de visão capitalista dentro das tendências liberais, que despreza as relações afetivas professor-aluno e valoriza a técnica e a reprodução sistematizada atrelada às capacidade e habilidades dos indivíduos.
Quando surgiu a tendência progressista libertária?
PEDAGOGIA PROGRESSISTA LIBERTADORA Década de 60, rumos da educação e real contribuição para sociedade. Procuva-se resgatar a cultura popular e não-dominante Progressista, termo utilizado por Snyders :Análise crítica das realidades sociais e finalidades sociopolíticos da educação.
Qual o objetivo da tendência progressista libertária?
A pedagogia progressista libertária é uma pedagogia de liberdade no sistema escolar, o indivíduo é visto como produto social. ... O objetivo dessa pedagogia é moldar a personalidade dos alunos, sendo uma pedagogia anti-autoritária.
O que são tendências pedagógicas progressistas?
Já as tendências pedagógicas progressistas analisam de forma critica as realidades sociais, cuja educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social, explicando o papel do sujeito como um ser que constrói sua realidade. Ela assume um caráter pedagógico e político ao mesmo tempo.
Quais são as tendências pedagógicas na prática escolar?
Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.
Como os povos europeus influenciaram a cultura brasileira?
- Os povos europeus foram os grandes responsáveis por influenciar a cultura brasileira, especialmente no idioma, nas artes, e literatura Canais: Home Animais Artesanato Autos Beleza Casamento Culinaria Cultura Decoração Economia Famosos Flores Meio Ambiente Mensagens Moda Musica Religião Saude Tecnologia Turismo
Qual é a cultura brasileira?
- E nos séculos 19 e 20, outros povos completam o que hoje entendemos como cultura brasileira. O termo cultura serve para conceituar os padrões de comportamento, crenças, costumes, etc., de um lugar.
Qual a influência dos portugueses na cultura brasileira?
- Raízes da influência europeia na cultura brasileira. A maior influência que a cultura brasileira sofreu veio dos portugueses, é claro. Eles chegaram às terras tupiniquins por volta de 1500 e só começaram de fato a colonização do Brasil 30 anos depois da primeira visita.
Como os africanos trouxeram para o Brasil as suas práticas religiosas?
- Os africanos trouxeram para o Brasil as suas práticas religiosas expressas hoje, principalmente, pelo candomblé e pela umbanda, que mistura elementos do candomblé com o espiritismo kardecista.