adplus-dvertising

O que o cercamento de terras significa para a maioria dos camponeses?

Índice

O que o cercamento de terras significa para a maioria dos camponeses?

O que o cercamento de terras significa para a maioria dos camponeses?

Exodo rural, fazendo muitos camponeses irem as cidades e ficarem desempregados, isso facilitaria a revolução industrial pois havia mão-de-obra barata.

Em que consistia a Lei de cercamentos de terras?

A política dos cercamentos de terras foi fruto do contexto comercial do século XVIII, na Inglaterra. Consistia na transformação das terras comuns aos senhores e servos, provenientes da antiga relação feudo-vassálica, em pastos para as ovelhas.

Quais foram as rebeliões contra os cercamentos?

  • Dentre as rebeliões contra os cercamentos, destaca-se a Rebelião de Kett de 1547 e Revolta das Terras Médias de 1607. A partir da segunda metade do Século XVIII, grande parte dos camponeses que eram deslocados dos campos para as cidades devido aos cercamentos passou a ser utilizada como mão de obra fabril para a Revolução Industrial.

Quais as cidades mais importantes para os camponeses?

  • A incapacidade de produção em seus pequenos lotes de terras obrigou esses camponeses a abandoná-las – sendo então apropriadas pelos grandes proprietários – e a tentar melhores condições de vida nas cidades. Dentre elas, destacavam Bristol, Birmingham, Manchester, Liverpool, Londres e Glasgow, que contavam com inúmeras fábricas.

Como aumentar as dimensões de suas terras?

  • Para aumentar ainda mais as dimensões de suas terras, os fazendeiros passaram a drenar os solos pantanosos e a abater florestas, além de cercar as terras comunais. A ciência foi utilizada na seleção de novas espécies vegetais e no cruzamento de animais que garantiriam uma melhor produtividade.

Postagens relacionadas: