O que são os gases CFCs o que eles causam a atmosfera?

O que são os gases CFCs o que eles causam a atmosfera?
Clorofluorcarboneto (CFC) é qualquer um de uma classe de compostos de carbono, hidrogênio, cloro e flúor, normalmente gases usados em refrigerantes e propulsores de aerossóis. Eles são nocivos para a camada de ozônio na atmosfera da terra devido à liberação de átomos de cloro na exposição à radiação ultravioleta.
Como é formado o CFCs?
Os clorofluorcarbonetos (CFCs) são compostos químicos formados por três elementos: carbono (C), flúor (F) e cloro (Cl). Estes compostos fazem parte da família dos haletos orgânicos e são sintetizados a partir de hidrocarbonetos pela substituição de átomos de hidrogênio por halogênios.
Quais são os gases CFCs?
Os Clorofluorcarbonetos, também comumente chamados de CFCs, são haletos orgânicos formados, como o próprio nome diz, por cloro, flúor e carbono. Esses compostos também são conhecidos como freons. Os mais comuns desse grupo são o triclorofluormetano (CCl3F) e o dicloro-difluormetano (CCl2F2).
Por que os CFCs são conhecidos?
- Os CFCs se tornaram popularmente conhecidos por causa do Freon, um conjunto de gases de refrigeração à base de clorofluorcarbonetos. Triclorofluorometano (CCl3F) e diclorodifluorometano (CCl2F2).
Quais são os compostos de CFC?
- Estes compostos fazem parte da família dos haletos orgânicos e são sintetizados a partir de hidrocarbonetos pela substituição de átomos de hidrogênio por halogênios. Existem vários compostos de CFCs e os representantes mais comuns são:
Qual a nomenclatura dos CFCs?
- A nomenclatura técnica para os CFCs é feita da seguinte forma: Z = quantidade de átomos de flúor. Os principais CFCs são CCl 3 F (CFC-11), CCl 2 F 2 (CFC-12), CClF 2 CClF 2 (CFC-114) e CClF 2 CF 3 (CFC-115).
Quais são as aplicações mais comuns dos CFCs?
- As aplicações mais comuns dos CFCs foram para fins de refrigeração, expansor de espuma, propulsor de latas de spray e sistemas de incêndio. Embora não exista cloro em quantidades significativas na atmosfera, os CFCs aumentaram a presença desse elemento químico na camada de ozônio.