O que é tontura de origem vestibular?

O que é tontura de origem vestibular?
Ouça em voz altaPausarSensação ilusória de movimento corporal em relação ao ambiente ou rotação dos objetos a sua volta. É o tipo mais freqüente de tontura. Sua origem é na maioria das vezes no órgão vestibular (vestíbulo e canais semicirculares).
O que pode ser tontura e vertigem?
Ouça em voz altaPausarDoenças como labirintite, enxaqueca, anemia, hipoglicemia ou problemas na pressão arterial podem causar esses sintomas. A tontura pode ser definida como vertigem – quando tudo parece estar girando –, sensação de desmaio ou perda de equilíbrio.
Qual a vertigem do aparelho vestibular?
- A vertigem corresponde a um problema numa parte do aparelho vestibular. A vertigem pode ser um sintoma de várias doenças. As doenças mais comuns que provocam vertigens são a vertigem posicional paroxística benigna, doença de Ménière e labirintite.
Como pode ocorrer a vertigem?
- Dependendo da patologia de base, a vertigem pode ocorrer em qualquer posição (de pé, deitado, sentado, …) ou iniciar-se/agravar com movimentos ou posições específicas. A vertigem afeta ambos os sexos (homens e mulheres) e todos os grupos etários (adultos e crianças).
Qual o médico indicado para o diagnóstico da Vertigem?
- "Como, na maioria dos casos a vertigem está relacionada, direta ou indiretamente, com o órgão vestíbulo-coclear, o médico otorrinolaringologista é, na generalidade das vezes, o especialista indicado", explica Anselmo Pinto. "É muito importante que se faça, sempre que possível, o diagnóstico de causa da vertigem.
Quais são as principais manifestações de vertigem e tontura?
- A vertigem e a tontura são as principais manifestações clínicas de doenças do labirinto ou dos seus nervos, de evolução benigna e compensação natural (vertigem periférica). No entanto, podem ocorrer como primeiro sintoma de processos de maior gravidade, como os acidentes vasculares ou tumores do sistema nervoso central (vertigem central).