adplus-dvertising

Por que as espécies químicas ganham ou perdem elétrons?

Índice

Por que as espécies químicas ganham ou perdem elétrons?

Por que as espécies químicas ganham ou perdem elétrons?

O ânion possui o número de elétrons maior que o número de prótons, mas para que isto aconteça é preciso que o átomo ganhe elétrons na camada de valência. E isso acontece por meio da ligação iônica.

O que ocorre com um átomo se perder 2 elétrons?

Ao perder 2 elétrons de sua camada de valência ele transforma-se em um cátion cálcio (Ca2+), passando a possuir 20 prótons, 18 elétrons e 20 nêutrons. A carga elétrica desse íon passa então a ser +20 – 18 = +2. Átomo de cálcio se transformando em um Cátion cálcio.

O que significa espécie química?

O termo espécie química se refere às diversas formas com quais substâncias químicas correlacionam-se na natureza ou numa reação: os átomos (para substâncias elementares), os íons (para átomos com deficiência ou excesso de elétrons, bem como íons complexos), as moléculas (para um agrupamento neutro de átomos) e os ...

Como o átomo se torna eletricamente negativo?

Já quando o elemento ganha um ou mais elétrons, a quantidade de elétrons se torna maior que a quantidade de prótons e ele se transforma em um sistema eletricamente negativo, ou seja, um ânion. Os átomos das famílias IA, IIA e IIIA tendem a perder elétrons, ficando assim com o número de prótons maior que o de elétrons.

Qual a energia necessária para remover electrões de um átomo?

  • A energia necessária para remover electrões de um átomo é chamada energia de ionização, ou potencial de ionização. Estes termos são também usados para descrever a ionização de moléculas e sólidos, mas os valores não são constantes, porque a ionização pode ser afectada pela química, geometria e temperatura locais.

Quais são os átomos com a mesma massa atômica?

  • São átomos que possuem semelhança no número de massa, como o potássio e o argônio: Apesar das diferenças nas partículas que compõem o núcleo desses átomos, eles possuem a mesma massa atômica. Quando duas espécies químicas (átomos ou íons) apresentam o mesmo número de elétrons.

Qual o tamanho do átomo?

  • No texto “ Raio atômico: o tamanho do átomo ” é bem explicado que o raio atômico (r) é basicamente a metade da distância (d) entre dois núcleos de átomos vizinhos, considerando-se os átomos como esferas. Mostrou-se também que o raio atômico é uma propriedade periódica que aumenta de cima para baixo e da direita para a esquerda na Tabela Periódica.

Por que o átomo é dividido?

  • O modelo atual do átomo propõe que ele esteja dividido em duas regiões principais: o núcleo, em que estão concentradas as partículas positivas ou prótons, e os nêutrons, que são partículas sem carga necessárias para dar estabilidade ao núcleo. Ainda há a eletrosfera, região onde os elétrons orbitam ao redor do núcleo.

Postagens relacionadas: