O que foi o Período Arcaico na arte grega?
Índice
- O que foi o Período Arcaico na arte grega?
- Qual o significado do Período Arcaico?
- Qual era a alimentação no Período Arcaico?
- Quais as principais características do período arcaico na Grécia?
- Qual a principal consequência do crescimento populacional no período arcaico na Grécia antiga?
- Qual o fenômenos mais importantes do Período Arcaico?
- Qual é o Período Arcaico da Grécia Antiga?
- Qual a organização social do Período Arcaico?
- Como ocorreu a formação da aristocracia?

O que foi o Período Arcaico na arte grega?
Chama-se de arcaico o período em que os gregos começaram a desenvolver técnicas sob a influência e contato com as idéias das civilizações mais antigas do Egito e do Oriente. Durante essa fase, os escultores gregos desenvolveram a representação da figura humana, tornando-a mais realista.
Qual o significado do Período Arcaico?
É conhecido como Período Arcaico da Grécia Antiga o recorte temporal compreendido entre os séculos VIII e VI a.C. Foi neste período que começam a se formar as primeiras sociedades organizadas em poleis, ou cidades-estado. Esta forma de organização é característica da Grécia Antiga.
Qual era a alimentação no Período Arcaico?
Os cereais constituíam a base da alimentação; a farinha de trigo servia para fabricar o pão, (os gregos distinguiam os povos civilizados dos povos selvagens pelo consumo do pão). A farinha de cevada era dissolvida na água ou no leite para se fazer uma papa (máza), que era o alimento habitual dos mais pobres.
Quais as principais características do período arcaico na Grécia?
Principais características do período arcaico: - Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Surgimento do alfabeto fonético grego.
Qual a principal consequência do crescimento populacional no período arcaico na Grécia antiga?
A partir desse momento há um intenso processo de urbanização. Os Gregos passaram a construir cidades ao longo do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro, expandindo-se e espalhando-se pela região. ... Mas é no Período Arcaico que houve a expansão grega e seu consequente crescimento.
Qual o fenômenos mais importantes do Período Arcaico?
- Um dos fenômenos mais importantes do Período Arcaico foi o da colonização, que espalhou os gregos um pouco por toda a área costeira da bacia do mar Mediterrâneo e do mar Negro . Os motivos que geraram estes fenômenos foram variados.
Qual é o Período Arcaico da Grécia Antiga?
- É conhecido como Período Arcaico da Grécia Antigao recorte temporal compreendido entre os séculos VIII e VI a.C. Foi neste período que começam a se formar as primeiras sociedades organizadas em poleis, ou cidades-estado. Esta forma de organização é característica da Grécia Antiga.
Qual a organização social do Período Arcaico?
- A comunidade gentílica era a principal organização social do Período Homérico. Assim, durante o Período Arcaico, o sociedade grega começou a se organizar em pólis, também chamadas de cidades-Estado. Cada pólis era independente na economia e na política, possuindo, cada uma, um estilo próprio de governo.
Como ocorreu a formação da aristocracia?
- A formação da aristocracia (a classe social proprietária de terras) ocorreu em razão do fim das comunidades gentílicas (formadas a partir dos gens, pequenos grupos familiares), comandadas por um páter, um homem que dominava os grupos familiares, pois os parentes mais próximos, os eupátridas, passaram a dispor das melhores terras da comunidade.