O que foi o Renascimento para a arte?
Índice
- O que foi o Renascimento para a arte?
- Quem forjou o termo Renascença?
- O que era o contato com a Antiguidade Clássica no Renascimento?
- Qual é o sentido do termo Renascimento?
- Quem foram os maiores participantes do processo de renovação na Europa?
- Quais são as acepções de renascimento?
- Quem foi o maior expoente do Renascimento?
- Qual foi o berço da Renascença?
- Qual a importância dos seres humanos na Renascença?

O que foi o Renascimento para a arte?
O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.
Quem forjou o termo Renascença?
O termo Renascimento foi registrado pela primeira vez por Giorgio Vasari no século XVI, um historiador que se empenhou em colocar Florença como a protagonista de todas as inovações mais importantes, e seus escritos exerceram uma influência decisiva sobre a crítica posterior.
O que era o contato com a Antiguidade Clássica no Renascimento?
Os renascentistas tinham como principais influências os artistas Gregos e Romanos, daí a sua aproximação com a Antiguidade Clássica.
Qual é o sentido do termo Renascimento?
O termo renascimento, ou renascença, faz referência a um movimento intelectual e artístico surgido na Itália, entre os séculos XIV e XVI, e daí difundido por toda a Europa. À concepção medieval do mundo se contrapõe uma nova visão, empírica e científica, do homem e da natureza.
Quem foram os maiores participantes do processo de renovação na Europa?
Outros pintores renascentistas são:
- Leonardo da Vinci (1452-1519), autor de obras como a "Mona Lisa" e a "A Santa Ceia";
- Rafael Sanzio (1483-1520) conhecido como o "pintor das madonas";
- Ticiano, o mestre da cor, que imprimiu sua marca na escola de Veneza;
Quais são as acepções de renascimento?
- Para outras acepções de Renascimento, veja Renascimento (desambiguação). Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da história da Europa aproximadamente entre meados do século XIV e o fim do século XVI.
Quem foi o maior expoente do Renascimento?
- Já no Quatrocento, com representantes dentro e fora da Itália, o Renascimento contou com a obra artística do italiano Leonardo da Vinci (Mona Lisa) e as críticas ácidas do escritor holandês Erasmo de Roterdã (Elogio à Loucura). Leonardo da Vinci foi um dos maiores expoentes do Renascimento
Qual foi o berço da Renascença?
- Embora a Itália, especialmente Florença, sejam consideradas o berço da Renascença, ela se expandiu para outras regiões europeias, tais como Alemanha, Flandres e o norte dos Alpes. Vejamos alguns acontecimentos históricos que contribuíram para o seu desenvolvimento.
Qual a importância dos seres humanos na Renascença?
- Na Renascença, começou-se a pensar na importância dos seres humanos. Esta é uma das principais características do Renascimento: o homem é o centro do mundo. Por esse motivo, os pensadores dessa época foram chamados de humanistas. O humanismo valorizava a vida na Terra, e os humanistas queriam compreender o mundo a seu redor.