O que é transtorno da hipófise?
O que é transtorno da hipófise?
Distúrbios da hipófise se caracterizam por excesso ou deficiência de hormônios produzidos pela glândula hipófise, ou por sintomas causados pela compressão de tecidos vizinhos provocada por um tumor da hipófise. Esta é uma glândula do tamanho de uma ervilha, localizada no centro da cabeça, atrás do seio esfenoide.
O que é Macroadenoma de hipófise?
O macroadenoma de hipófise é um tumor de evolução lenta e que apresenta importantes distúrbios visuais como baixa acuidade visual e alterações campimétricas. Estes sintomas levam os pacientes a procurarem, muitas vezes, os oftalmologistas.
Quais são os tumores da hipófise?
- Os tumores da hipófise, geralmente, não são cancerígenos e, portanto, não se espalham para outras áreas do corpo. No entanto, eles podem causar problemas sérios, pressionando o cérebro. A remoção cirúrgica é frequentemente necessária, principalmente, se o tumor estiver pressionando os nervos ópticos, o que pode causar cegueira.
Como é realizada a cirurgia de hipófise?
- A cirurgia é realizada com anestesia geral. Também pode ser indicada para pacientes de qualquer idade. O Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês conta com endocrinologistas especializados no diagnóstico e no tratamento de tumores na hipófise.
Quais são os tipos de hipófise?
- A hipófise pode desenvolver vários tipos de tumores, tanto benignos quanto malignos, embora a maioria seja benigna. Os tipos mais frequentes de tumores são os adenomas - formações benignas de tecido glandular que são provocadas por mutações isoladas de células hipofisárias normais.
Por que os tumores hipofisários são benignos?
- A maioria dos tumores hipofisários estão localizados no lobo hipofisário anterior e, geralmente, são benignos (não cancerosos).