adplus-dvertising

Quais são essas modificações que ocorrem no processamento do RNA mensageiro?

Índice

Quais são essas modificações que ocorrem no processamento do RNA mensageiro?

Quais são essas modificações que ocorrem no processamento do RNA mensageiro?

O RNA mensageiro sofre três modificações pós-transcricionais antes de sua saída do núcleo para a síntese proteica. A primeira modificação é o capeamento do RNA, em que são adicionados uma sequência de três grupos fosfato, uma guanosina e um grupo metil à extremidade 5' do RNA.

Como é feita a remoção do RNAm?

  • A molécula do RNAm sofre cortes e emendas, a remoção dos íntrons do transcrito primário é realizada em duas etapas: na primeira, o RNAm é cortado entre os íntrons e os éxons; na segunda, os íntrons são expulsos e os éxons se emendam entre si. A segunda etapa é dirigida pela U5 e também necessita de energia.

Como funciona o processamento do RNA?

  • “SPLICING” (processamento do RNA) Nas células eucarióticas, há uma grande quantidade de sequências de DNA que não são expressas em RNA ou em proteínas, não sendo, portanto, convertidas em produtos funcionais. Grande parte do DNA que especifica o RNA mensageiro constitui os íntrons dentro dos genes.

Quais são os tipos de RNA funcionais?

  • RNA funcionais, pois essas moléculas exercem suas funções biológicas na forma de RNA, ou seja, o próprio RNA é o produto funcional final. São muitos os tipos de RNA funcional. Os mais conhecidos são o RNA ribossômico (RNAr) e o RNA transportador (RNAt). Como veremos a seguir, as moléculas de RNAr são

Que são as partes do RNA que não são cortadas?

  • As partes do RNA que não são cortadas são chamadas exons. Os exons são colocados juntos pelo spliceossomo para formar o RNAm maduro final, que é enviado para fora do núcleo. Diagrama de um pré-RNAm mostrando éxons e íntrons.

Postagens relacionadas: