O que é uma pessoa portadora de PTI?

O que é uma pessoa portadora de PTI?
A trombocitopenia imune primária (PTI) também conhecida como púrpura trombocitopênica idiopática é uma doença que se caracteriza por baixas contagens de plaquetas (trombocitopenia). As plaquetas ou trombócitos são células do sangue produzidas na medula óssea, responsáveis por iniciar o processo de coagulação sanguínea.
O que a PTI pode causar?
Como vimos, a trombocitopenia imune primária (PTI) é uma doença hemorrágica caracterizada pela redução na quantidade de plaquetas presentes no sangue. A quantidade insuficiente de plaquetas pode provocar sangramentos espontâneos e/ou hematomas.
Quem tem PTI?
Sim, quem tem PTI pode tomar vacina. Inclusive, não só pode, como deve. Mas, por ser uma doença autoimune e, em alguns casos, envolver o uso de medicação imunossupressora, é preciso conversar com o médico antes de se imunizar. Essa orientação vale, também, para a vacina contra a COVID-19.
Qual a função da trombocitopenia imune?
- As plaquetas são necessárias para coagular o sangue e, se você não tiver o suficiente, poderá sentir sangramento. Os sintomas da trombocitopenia imune estão relacionados ao aumento do risco de sangramento devido à baixa contagem de plaquetas.
Qual a preponderância da trombocitopenia?
- Em geral encontrada em crianças, frequentemente precedendo uma doença viral e com início abrupto. Existe uma preponderância em mulheres entre os adultos, que podem apresentar trombocitopenia com ou sem sangramento.
Por que a trombocitopenia é perigosa?
- Do que a trombocitopenia é perigosa? A concentração reduzida de plaquetas (menos de 150 mil / μl) piora a coagulabilidade do sangue, de modo que existe uma ameaça de sangramento espontâneo com perda significativa de sangue com menor prejuízo para os vasos sanguíneos.
Como a trombocitopenia pode afetar crianças e adultos?
- A trombocitopenia imune primária pode afetar crianças e adultos. As crianças muitas vezes desenvolvem PTI após uma infecção viral ou vacinação e, geralmente, se recuperam totalmente sem tratamento. Em adultos, a doença muitas vezes tem longa duração e necessita de tratamento específico. 3,5