adplus-dvertising

Porque o governo diminuiu a taxa Selic?

Índice

Porque o governo diminuiu a taxa Selic?

Porque o governo diminuiu a taxa Selic?

Durante quase seis anos, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) diminuiu sucessivamente a taxa básica de juros (Selic) no Brasil, respondendo a tempos de inflação baixa e a uma antiga demanda de indústrias e empresas, que queriam juros baixos para conseguir crédito mais barato e, assim, serem mais ...

Quando começou a queda da Selic?

SÃO PAULO – O atual ciclo de queda da Selic, que foi reduzida pela oitava vez seguida nesta quarta-feira (17), começou em julho de 2019. De lá para cá, a taxa caiu de 6,5% para os atuais 2,25% ao ano, menor nível da história.

Quando sobe a taxa Selic?

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (4), por unanimidade, elevar a taxa básica de juros da economia (Selic) em 1 ponto percentual, de 4,25% para 5,25% ao ano — o maior nível desde outubro de 2019, quando a Selic estava em 5,5% ao ano.

Por que a taxa Selic é importante?

  • Tudo parece, em algum grau, estar relacionado com ela. Na verdade, é isso mesmo. A taxa Selic é tão importante no funcionamento do mercado que merece ser estudada e compreendida nos seus detalhes por quem está interessado em investir.

Por que a Selic é elevada?

  • Ela é a principal ferramenta que o Banco Central para controlar o volume de recursos em circulação. Por isso, quando a economia está aquecida e os preços começam a subir a ponto de minar a meta de inflação, a Selic é elevada.

Quais os efeitos colaterais da Selic?

  • Quais os efeitos colaterais? A redução da Selic dá ânimo à economia e estimula o crescimento. O efeito é exatamente o inverso daquele obtido pelo aumento da taxa de juros: o sistema de crédito cresce, o volume de dinheiro em circulação aumenta e as pessoas consomem mais.

Por que a Selic é “efetiva”?

  • Ela representa o alvo perseguido pela instituição para a Selic “efetiva”. Isso significa que o BC pode usar suas ferramentas – que basicamente são as negociações de títulos públicos – para conduzir a taxa efetiva o mais perto possível da taxa meta. O Copom se reúne a cada 45 dias para decidir que Selic “meta” vai vigorar no próximo mês e meio.

Postagens relacionadas: