Por que a glicogenólise segue caminhos diferentes no músculo esquelético e no fígado?
Índice
- Por que a glicogenólise segue caminhos diferentes no músculo esquelético e no fígado?
- O que é Hexoquinase e Glicoquinase?
- Como ocorre a conversão de glicose-6-fosfato no fígado?
- Como o fosfato é transferido para a glicose-6-fosfato?
- Qual a síntese do glicogênio do fígado?
- Como estimular a glicose no fígado?

Por que a glicogenólise segue caminhos diferentes no músculo esquelético e no fígado?
A conversão de glicose-6-fosfato para glicose, que ocorre no fígado, rim e intestinos, pela ação da glicose 6-fosfatase, não ocorre no músculo esquelético devido à falta desta enzima. No fígado, a ação desta enzima conduz a glicogenólise para geração de glicose livre e a manutenção da concentração desta no sangue.
O que é Hexoquinase e Glicoquinase?
No fígado a isozima é chamada glicoquinase. Hexoquinase é uma importante enzima glicolítica que cataliza a fosforilação de ceto e aldohexoses utilizando MgATP como doador fosforil. ... Hexoquinases do tipo I e II, que possuem baixos valores de Km para a glicose, possuem uma massa de cerca de 100KDa.
Como ocorre a conversão de glicose-6-fosfato no fígado?
- A conversão de glicose-6-fosfato para glicose, que ocorre no fígado, rim e intestinos, pela ação da glicose 6-fosfatase, não ocorre no músculo esquelético devido à falta desta enzima. No fígado, a ação desta enzima conduz a glicogenólise para geração de glicose livre e a manutenção da concentração desta no sangue.
Como o fosfato é transferido para a glicose-6-fosfato?
- O grupo fosfato da enzima é transferido para o C-6 da glicose-1-fosfato gerando a glicose-1,6-fosfatocomo intermediário. O fosfato no C-1 é, então, transferido para a enzima regenerando-a e liberando glicose-6-fosfato.
Qual a síntese do glicogênio do fígado?
- Uma vez ativa, a hexoquinase fosforila a glicose, formando glicose 6-fosfato, o que estimula a glicólise (nas células musculares) e fornece o material para a síntese do glicogênio. Essa síntese pode chegar até 10% do peso total do fígado.
Como estimular a glicose no fígado?
- A insulina, um hormônio sintetizado no pâncreas, estimula a captação da glicose plasmática e sua conversão em glicogênio no fígado. Desse modo, a insulina provoca uma diminuição da concentração da glicose no sangue. Adquira mais conhecimento sobre os monossacarídeos.