O que consiste na etapa de filtração?
O que consiste na etapa de filtração?
Filtração: Consiste em passar a água através de substancias porosas (areia, seixo e antracito), capazes de reter os flocos que passam sem decantar-se, ou outras impurezas.
Para que serve a etapa de cloração?
Cloração é o processo de adição de Cloro (Cl2) à água, que anula a atividade de microrganismos patogênicos, algas e bactérias, tornando-a assim, apta ao consumo humano como água potável biologicamente.
Qual é a função da filtração após a floculação?
No processo de floculação se formam flocos-geralmente de substancias indesejáveis- por meio da aglutinação dessas sujeiras. Nesse sentido, a etapa de filtração terá como objetivo reter essas sujeiras/flocos, permitindo que só o líquido esteja presente para a próxima fase e/ou para o produto final.
Como ocorre a decantação?
- A decantação está relacionada com a sedimentação que ocorre quando deixamos a mistura em repouso por determinado tempo. O componente mais denso que tem as suas partículas em suspensão vai, com o tempo, por ação da gravidade, depositando-se no fundo do recipiente.
Como usamos o método de decantação?
- Em nosso cotidiano também utilizamos do método de decantação quando esperamos os resíduos de chá, após a fervura, assentarem ao fundo da xícara. O mesmo ocorre com o vinho, já envelhecido, em que usamos um decantador específico para a separação de resíduos.
Qual é o processo de decantação em uma estação de tratamento de água?
- No processo de tratamento de água das Estações de Tratamento de água (ETA), utiliza-se o processo de decantação para separar os resíduos sólidos provenientes da floculação da água seguido de sifonação. Etapa de decantação em uma Estação de Tratamento de Água. Foto: lmeleca (Leonid Meleca) / Shutterstock.com
Quais são os tanques de decantação?
- A decantação nada mais é que o ato de separar, através da gravidade, os resíduos sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida. Para que servem os tanques de decantação? Os resíduos sólidos alcançam o fundo do decantador de onde acabam sendo removidos como lodo, enquanto o efluente decanta pelo tanque.