Quais são as principais causas de alcalose metabólica?
Quais são as principais causas de alcalose metabólica?
Alcalose metabólica é o aumento primário de bicarbonato (HCO3−), com ou sem aumento compensatório da pressão parcial do dióxido de carbono (Pco2); o pH pode estar elevado ou quase normal. Causas comuns incluem vômitos prolongados, hipovolemia, utilização de diurético e hipopotassemia.
O que é alcalose metabólica e o que influencia no nosso corpo?
A alcalose é uma excessiva alcalinidade sanguínea provocada por um excesso de bicarbonato no sangue ou pela perda de ácido no sangue (alcalose metabólica) ou por um baixo nível de dióxido de carbono no sangue decorrente de respiração rápida ou profunda (alcalose respiratória).
Quais são as manifestações da alcalose metabólica?
- As manifestações clínicas deste tipo de alcalose são irritabilidade, clonismo e concentrações musculares, podendo também não causar nenhum sintoma. Caso a alcalose metabólica seja grave, podem ser verificadas contrações prolongadas e espasmos musculares (tetania).
Como fazer o diagnóstico de alcalose metabólica?
- O diagnóstico de alcalose metabólica é feito através de exames que medem o o pH sanguíneo, sendo também importante avaliar como os níveis de bicarbonato, gás carbônico e alguns eletrólitos do sangue. O médico também fará a avaliação clínica para tentar identificar a causa.
Qual a causa da alcalose?
- Alcalose é o estado em que os fluídos do corpo ficam muito alcalinos, com pH superior a 7,45. Entenda as causas e sintomas da alcalose.
Qual o risco de morte com a alcalose?
- Nos casos em que o pH do sangue arterial fica acima de 7,4, temos um quadro de alcalose. O risco de morte com relação à alcalose ocorre se o pH atingir valores acima de 7,8. A alcalose pode acontecer também quando alpinistas, por exemplo, atingem altitudes muito elevadas.