Por que dizemos que o conhecimento é uma relação entre sujeito e objeto?
Índice
- Por que dizemos que o conhecimento é uma relação entre sujeito e objeto?
- Como ocorre a relação sujeito e objeto no ato de conhecer?
- Quem seria o sujeito E o que seria o objeto que fazem parte do conhecimento?
- O que é necessário para a existência do ato de conhecer?
- Qual a diferença da relação entre sujeito e objeto em Kant e Hegel?
- O que é o sujeito da pesquisa?
- Qual a relação entre o sujeito e o objeto?
- Qual a relação entre conhecimento e objeto?
- Qual a definição da objetividade?
Por que dizemos que o conhecimento é uma relação entre sujeito e objeto?
Conhecimento é a forma que aprendemos o mundo. É a relação entre sujeito e objeto, onde o sujeito é aquele que aprende e o objeto aquilo que é aprendido. Quanto mais o sujeito se aproxima do objeto, mais nos aproximamos da verdade, porém esta verdade não será a única válida ou eficiente.
Como ocorre a relação sujeito e objeto no ato de conhecer?
Nesta relação a função do sujeito é apreender o objecto e a do objecto é a de ser apreendido pelo sujeito. Para que o sujeito possa conhecer, este tem que se transcender, entrando na esfera do objecto, onde capta as características do objecto e as faz entrar na sua própria esfera.
Quem seria o sujeito E o que seria o objeto que fazem parte do conhecimento?
o SUJEITO - aquele que conhece (ser cognoscente) o OBJETO - aquilo que pode ser conhecido (cognoscível)
O que é necessário para a existência do ato de conhecer?
O olhar filosófico define que, para que seja possível a existência do conhecimento, são necessários três fatores fundamentais: a consciência ou existência de um sujeito conhecedor; um objeto a ser conhecido; a relação que se estabelece entre o sujeito e o objeto.
Qual a diferença da relação entre sujeito e objeto em Kant e Hegel?
Hegel busca contrapor esse dualismo afirmando que sujeito e objeto são a mesma racionalidade, uma vez que o sujeito se reconhece no objeto, pois, é através do sujeito que o objeto é conhecido e é através desse mesmo objeto que o sujeito pode se reconhecer e reconhecer o que deve conhecer.
O que é o sujeito da pesquisa?
De acordo com a resolução 196/ 96, sujeito de pesquisa é o participante pesquisado, individual ou coletivamente, de caráter voluntário, vedada qualquer forma de remuneração.
Qual a relação entre o sujeito e o objeto?
- Sujeito e Objeto formam entre si, uma relação mútua e de complementariedade, pois o Sujeito, aquele que pretende conhecer, se relaciona com o Objeto, o qual será conhecido, de tal forma à produzir o que chamamos de verdade científica, ou verdade parcial.
Qual a relação entre conhecimento e objeto?
- Relação esta, e sua conseqüente produção, é o que se torna objeto de estudo da Epistemologia, que é apenas uma acepção da Metodologia. A Epistemologia estuda o conhecimento, sua origem, suas formas, e sua produção a partir das relações entre Sujeito e Objeto. O conhecimento, portanto, é o resultado da relação Sujeito-Objeto.
Qual a definição da objetividade?
- Definir é o mesmo que capturar — objetividade, mediante o conceito fixado, algo objetivo, não importa o que isto seja em si. Daí a resistência de sujeito e objeto a se deixarem definir. Para determiná-los, requer-se refletir precisamente sobre a coisa mesma, a qual é recortada pela definição com vistas a facilitar seu manejo conceptual.