Por que a digestão é um processo essencial à vida?
Por que a digestão é um processo essencial à vida?
Quando comemos alimentos como pão, carne e verduras, eles não estão em uma forma que o corpo possa aproveitar para nutrir-se. Os alimentos e bebidas que consumimos devem ser transformados em moléculas menores de nutrientes antes de serem absorvidos para o sangue e transportados às células de todo o corpo.
Qual a função da digestão?
- A digestão é o conjunto das transformações químicas e físicas que os alimentos orgânicos sofrem ao longo de um sistema digestivo, para se converterem em compostos menores hidrossolúveis e absorvíveis. Ela tem a função de manter o suprimento de água, eletrólitos e nutrientes do organismo, num fluxo contínuo. [1]
Como se inicia a digestão dos alimentos?
- A digestão dos alimentos se inicia na cavidade oral e se estende ao longo de todo o trato digestivo (esôfago, estômago, intestino delgado, até atingir o intestino grosso ou cólon), sendo influenciada também pela secreção de glândulas anexas, tais como glândulas salivares, pâncreas e o fígado.
Como funciona a digestão química?
- Na digestão química, os alimentos são decompostos em partículas menores graças a ação das enzimas presentes no suco digestivo, sofrendo alterações em sua composição química. No estômago os movimentos peristálticos misturam o bolo alimentar ao suco gástrico, produzido pelas glândulas da mucosa gástrica.
Como ocorre a digestão do intestino delgado?
- No intestino delgado ocorre a maior parte da digestão e assimilação dos nutrientes. Distinguem-se nele duas regiões: o duodeno e o jejuno-íleo.