Como é feita a cirurgia para desobstrução do canal lacrimal?
Índice
- Como é feita a cirurgia para desobstrução do canal lacrimal?
- Quanto tempo leva para desobstruir o canal lacrimal?
- O que fazer quando o canal lacrimal está entupido?
- Como é feita a sondagem das vias lacrimais?
- Como é feito o exame de Dacriocistografia?
- O que causa o bloqueio do canal lacrimal?
- Como estimular a glândula lacrimal?
- Como faço para desbloquear o canal lacrimal?
- Qual a inflamação do canal lacrimal?
- Quais são os sintomas do canal lacrimal entupido?
- Como tomar antibióticos no canal lacrimal?
Como é feita a cirurgia para desobstrução do canal lacrimal?
A dacriocistorrinostomia (DCR) é a cirurgia realizada para a desobstrução do canal lacrimal a fim de resolver estes problemas. Dacriocistorrinostomia Endonasal Endoscópica: A técnica convencional de dacriocistorrinostomia é realizada pelo médico oftalmologista através de uma incisão externa na face do paciente.
Quanto tempo leva para desobstruir o canal lacrimal?
É recomendado que a intervenção seja feita até os seis meses. Há ainda opções como antibióticos e colírios, mas, para utilizar essas alternativas é preciso que o médico encontre razão plausível entre o sintoma e causa. A cirurgia que promete a solução para a obstrução dos canais lacrimais é a dacriocistite.
O que fazer quando o canal lacrimal está entupido?
Em alguns casos, é necessário realizar tratamento cirúrgico (cirurgia), de modo a desobstruir o canal lacrimal. Esta operação é designada por sondagem das vias lacrimais, sendo introduzida uma sonda metálica através do canalículo até ao saco lacrimal, por forma a desobstruir a passagem.
Como é feita a sondagem das vias lacrimais?
Para a realização da sondagem lacrimal, dilata-se o ponto lacrimal (orifício do canal lacrimal) inferior e/ou superior, introduz-se uma sonda metálica através do respectivo canaliculo até ao saco lacrimal. Roda-se a sonda para obter um trajeto na direção do canal lacrimo-nasal e empurra-se a sonda até à fossa nasal.
Como é feito o exame de Dacriocistografia?
Como é realizado? O paciente é posicionado na mesa de exame, pelo técnico em radiologia. A auxiliar de enfermagem colocará duas gotas de colírio anestésico no olho a ser examinado. Em seguida, o médico introduzirá o cateter no orifício do ducto lacrimal injetando de 3 a 5 ml de contraste iodado.
O que causa o bloqueio do canal lacrimal?
O bloqueio do canal lacrimal é comum em recém-nascidos. O problema geralmente melhora sem tratamento durante o primeiro ano de vida. Nos adultos, pode ser causado por uma lesão, infecção ou tumor.
Como estimular a glândula lacrimal?
Chore. A melhor forma de estimular as glândulas lacrimais, eliminando simultaneamente eventuais bloqueios, é chorando. Sempre que um romance, um filme ou uma peça de teatro o comover, isso é bom para os seus olhos.
Como faço para desbloquear o canal lacrimal?
- A dilatação, a sonda e a irrigação são tratamentos minimamente invasivos e que podem ser usados para desbloquear o canal lacrimal. Esse procedimento é feito sob anestesia geral e leva cerca de 30 minutos. O procedimento é realizado ao se dilatar dois pequenos furos no canto interno dos olhos, com uma pequena ferramenta de metal.
Qual a inflamação do canal lacrimal?
- Normalmente essa inflamação está relacionada com o bloqueio do canal lacrimal, conhecido como dacrioestenose, que pode acontecer devido a presença de corpos estranhos ou como consequência de doenças.
Quais são os sintomas do canal lacrimal entupido?
- Reconheça os sintomas de um canal lacrimal entupido. O sintoma mais comum é o aumento na lacrimação dos olhos. As lágrimas podem fluir para o rosto, serem um pouco mais grossas do que o normal e formarem crostas ao secar. Outros sintomas incluem: Inflamação ocular recorrente. Visão turva.
Como tomar antibióticos no canal lacrimal?
- Tome antibióticos orais para combater uma infecção no canal lacrimal. Eles serão receitados para ajudar com o bloqueio se a causa desse for uma infecção. Os antibióticos são substâncias usadas para inibir o crescimento de bactérias em uma área específica do corpo.