Como é feito o tratamento do chorume no aterro sanitario?
Índice
- Como é feito o tratamento do chorume no aterro sanitario?
- O que acontece com o chorume e o gás metano no aterro sanitário?
- O que acontece com o chorume depois de tratado?
- Onde é descartado o chorume?
- Qual é o gás liberado pelo chorume?
- Como o biogás produzido nos aterros sanitários pode ser reaproveitado?
- Quais são as consequências do chorume?
- Como é utilizado o aterros sanitários?
- Qual a melhor alternativa para o aterro sanitário?
- Quais são os gases de aterro sanitário?
Como é feito o tratamento do chorume no aterro sanitario?
O tratamento biológico é o mais utilizado para reduzir a carga orgânica do chorume. Basicamente, o material é confinado em meio aeróbio ou anaeróbio e exposto à decomposição por meio de bactérias que fazem este processo naturalmente.
O que acontece com o chorume e o gás metano no aterro sanitário?
Ao se decompor, o lixo sofrerá um processo químico e emitirá gás carbônico, metano e outros gases que contribuem para poluição da camada de ozônio. Com o aterro, esses impactos são drasticamente reduzidos, pois a emissão de gases que causam o efeito estufa irá diminuir.
O que acontece com o chorume depois de tratado?
Lagoa de Estabilização: depois de passar pela Lagoa Aeróbica, o chorume se transforma em lodo que é posto em um leito de secagem, onde, depois de seco, poderá ser descartado da forma correta.
Onde é descartado o chorume?
O aterro sanitário é um espaço onde são descartados os resíduos recolhidos nas coletas de lixo. ... Há ainda um sistema de coleta do chorume, que encaminha esse resíduo líquido para outro local, também impermeabilizado, como tanques ou lagoas de armazenamento.
Qual é o gás liberado pelo chorume?
Os gases presentes nos aterros de resíduos incluem o metano (CH4), dióxido de carbono (CO2), amônia (NH3), hidrogênio (H2), gás sulfídrico (H2S), nitrogênio (N2) e oxigênio (O2).
Como o biogás produzido nos aterros sanitários pode ser reaproveitado?
Esse gás produzido nos lixões pode ser reaproveitado para a produção de biogás e para a geração de energia elétrica. ... Posteriormente, o gás é pressurizado e encaminhado à central termoelétrica, onde a queima do metano a 1000ºC produz energia térmica que movimenta os motores.
Quais são as consequências do chorume?
- Consequências do chorume O chorume possui importante relevância em relação a poluição das águas, sendo que a presença deste afeta a qualidade das águas dos mananciais de superfície e os subterrâneos. O chorume polui os solos nos locais nos quais infiltra, mas também as águas subterrâneas.
Como é utilizado o aterros sanitários?
- Considerado ultrapassado para alguns e uma solução para outros, o aterros sanitário têm sido a maneira mais utilizada para a destinação de resíduos sólidos urbanos em boa parte dos países.
Qual a melhor alternativa para o aterro sanitário?
- Mesmo com esses cuidados, o aterro sanitário pode ocasionar muito problemas ambientais. No entanto, ele é uma alternativa mais sustentável que o lixão ou os aterros controlados.
Quais são os gases de aterro sanitário?
- Os gases de aterro sanitário podem ser canalizados e queimados no próprio estabelecimento, gerando energia em motores à combustão. Esta prática torna muitos aterros não só autossuficientes energeticamente, mas também fornecedores de energia elétrica para a rede.