Qual a função da glicose 6-fosfato?
Índice
- Qual a função da glicose 6-fosfato?
- Por que a deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase pode gerar um quadro de anemia hemolítica?
- Como pode ser armazenada a glicose-6-fosfato?
- Como ocorre a conversão de glicose-6-fosfato no fígado?
- Como é utilizada a glicose no músculo?
- Como se quebra uma molécula de glicose?
Qual a função da glicose 6-fosfato?
Uma vez ativa, a hexoquinase fosforila a glicose, formando glicose 6-fosfato, o que estimula a glicólise (nas células musculares) e fornece o material para a síntese do glicogênio. Essa síntese pode chegar até 10% do peso total do fígado.
Por que a deficiência da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase pode gerar um quadro de anemia hemolítica?
A deficiência de G6PD torna o eritrócito suscetível ao estresse oxidativo, o que diminui a sobrevida dos eritrócitos. A hemólise ocorre depois de estresse oxidativo, comumente após febre, infecção bacteriana ou viral aguda e cetoacidose diabética .
Como pode ser armazenada a glicose-6-fosfato?
- Em adição a estas vias metabólicas, a glicose-6-fosfato também pode ser convertida em glicogénio ou amido para armazenamento. Este armazenamento dá-se no fígado e nos músculos, sob a forma de glicogénio para a maioria dos animais multicelulares e de amido intracelular ou grânulos de glicogénio para a maioria do resto dos organismos.
Como ocorre a conversão de glicose-6-fosfato no fígado?
- A conversão de glicose-6-fosfato para glicose, que ocorre no fígado, rim e intestinos, pela ação da glicose 6-fosfatase, não ocorre no músculo esquelético devido à falta desta enzima. No fígado, a ação desta enzima conduz a glicogenólise para geração de glicose livre e a manutenção da concentração desta no sangue.
Como é utilizada a glicose no músculo?
- Utilização da glicose Glicose armazenada como glicogênioe usada para manter os níveis de açucar no sangue. No músculo a glicose é armazenada como glicogênioque é utilizado quando o corpo precisa de mais energia Glucose entra facilmente nas células e é utilizada para se produzir energia Músculo esquelético Células Fígado
Como se quebra uma molécula de glicose?
- A molécula instável de glicose, quando se quebra, forma duas moléculas de ácido pirúvico e gera quatro moléculas de ATP. Como no início do processo são utilizados fosfatos provenientes de duas moléculas de ATP, o saldo líquido é de duas moléculas. Observe um esquema resumido da glicólise