O que o uso de agrotóxico nas plantações pode causar?
Índice
- O que o uso de agrotóxico nas plantações pode causar?
- Quais são os efeitos e consequências da ação dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde humana?
- Quais são os riscos de saúde que os lixões trazem a essas pessoas e ao meio ambiente?
- Qual o problema relacionado com o uso dos agrotóxicos?
- Por que o agrotóxico pode causar danos à área de plantio?
- Como ocorre a exposição aos agrotóxicos?
- Quais são os agrotóxicos mais modernos?

O que o uso de agrotóxico nas plantações pode causar?
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, compilados no Dossiê da ABRASCO, as principais doenças relacionadas à intoxicação por agrotóxicos são: arritmias cardíacas, lesões renais, câncer, alergias respiratórias, doença de Parkinson, fibrose pulmonar, entre outras.
Quais são os efeitos e consequências da ação dos agrotóxicos no meio ambiente e na saúde humana?
Dependendo do tipo de agrotóxico ingerido pelo homem, ele pode sofrer graves danos de saúde e até mesmo morrer. Entre os problemas mais recorrentes estão as lesões nos rins, cânceres, redução da fecundidade, problemas no sistema nervoso, convulsões e envenenamento.
Quais são os riscos de saúde que os lixões trazem a essas pessoas e ao meio ambiente?
Doenças: O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.
Qual o problema relacionado com o uso dos agrotóxicos?
- Outro problema relacionado com o mau uso dos agrotóxicos tem a ver com a saúde humana. Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde associam a exposição aos agrotóxicos a intoxicações que podem causar arritmias cardíacas, alergias respiratórias, entre outras doenças.
Por que o agrotóxico pode causar danos à área de plantio?
- O excesso da aplicação do agrotóxico pode causar danos irreversíveis a área de plantio, o que significa que, a longo prazo, ainda que não haja o uso do produto, haverá risco de contaminação nos alimentos. O mesmo acontece com a água, gerando grandes riscos às comunidades dos entornos da produção.
Como ocorre a exposição aos agrotóxicos?
- Geralmente, essa exposição acontece várias vezes e em baixas concentrações, como é o caso de agrotóxicos presentes em alimentos que são consumidos com alta frequência. As baixas doses dos agrotóxicos que são incorporados aos alimentos não são suficientes para causar danos, porém o uso prolongado desses produtos pode causar doenças graves.
Quais são os agrotóxicos mais modernos?
- Os agrotóxicos mais modernos, explica o engenheiro agrônomo, Otavio Abi Saab, da Universidade Estadual de Londrina, são usados em quantidade menor. Além disso, os compostos mais modernos, mesmo em baixa quantidade, têm ação mais intensa contra pragas específicas, prejudicando menos outras espécies. "Uma desvantagem é que eles são mais caros.