O que o uso de células-tronco tem a ver com a clonagem?
Índice
- O que o uso de células-tronco tem a ver com a clonagem?
- Como é chamado a clonagem de células-tronco?
- Quais são as vantagens e as desvantagens de se utilizar células-tronco embrionárias e células-tronco adultas em pesquisas de clonagem terapêutica?
- Quais são os benefícios que o desenvolvimento de clones e o uso de células-tronco pode trazer para humanidade?
- Qual a sua opinião em relação ao uso de células-tronco?
- Quais são os tipos de clonagem?
- Qual é o mecanismo de clonagem?
- Como se formam as células-tronco?
- Quando começou a utilização das células-tronco no Brasil?
- Por que estudos com células-tronco são permitidos?

O que o uso de células-tronco tem a ver com a clonagem?
As células-tronco embrionárias obtidas de clones ainda representam a destruição de um embrião e reativam os temores da clonagem reprodutiva, em que um bebê-cópia é gerado e trazido ao mundo. O novo estudo, que se esmerou em demonstrar transparência, usou óvulos de voluntários pagos, mas evitou usar a palavra "embrião".
Como é chamado a clonagem de células-tronco?
A técnica utilizada pelos pesquisadores se chama transferência nuclear de células somáticas, e é uma variação da técnica de clonagem utilizada para criar a ovelha Dolly, em 1996.
Quais são as vantagens e as desvantagens de se utilizar células-tronco embrionárias e células-tronco adultas em pesquisas de clonagem terapêutica?
Elas têm a vantagem de não serem rejeitadas pelo corpo do paciente, uma vez que vieram dele. As embrionárias são obtidas quando os embriões têm apenas alguns dias e cerca de 100 células. São mais difíceis de controlar e podem ser rejeitadas pelo organismo do paciente durante uma ocasional terapia.
Quais são os benefícios que o desenvolvimento de clones e o uso de células-tronco pode trazer para humanidade?
Quanto à clonagem terapêutica, esta poderá, um dia, ser usada em humanos, com o objetivo de produzir órgãos inteiros a partir de uma única célula ou produzir células saudáveis, que poderão substituir células danificadas por doenças degenerativas, como o Mal de Alzheimer ou o Mal de Parkinson.
Qual a sua opinião em relação ao uso de células-tronco?
As pesquisas realizadas com o uso dessas células têm demonstrado a sua eficácia no tratamento de diversas doenças, a exemplo da leucemia, doenças cardíacas e doenças hematológicas. As células-tronco embrionárias, por sua vez, apresentam a capacidade de formar qualquer tecido do corpo.
Quais são os tipos de clonagem?
Tipos
- Clonagem Natural: processo no qual o zigoto se divide, dando origem a dois zigotos independentes, possuindo o mesmo genoma (gêmeos univitelinos).
- Clonagem Induzida: realizada artificialmente em laboratórios, a reprodução assexuada utiliza duas células mãe, que produzirão seres idênticos ou clones.
Qual é o mecanismo de clonagem?
- Clonagem é um mecanismo comum de propagação da espécie em plantas ou bactérias. De acordo com Webber (1903), o clone é definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original e entre si.
Como se formam as células-tronco?
- Ou seja, elas se formam no começo do desenvolvimento embrionário. Esses tipos de células-tronco destacam-se pelo processo chamado de “diferenciação celular”, uma vez que apresentam alta capacidade de se transformarem em qualquer tipo de célula, gerando assim, células especializadas e de diferentes tecidos do corpo.
Quando começou a utilização das células-tronco no Brasil?
- O primeiro registro de utilização das células-tronco no Brasil, foi para curar lesões de uma fêmea de lobo-guará, atropelada por um caminhão, em 2010. O tratamento durou quatro meses, metade do tempo previsto para a recuperação do animal;
Por que estudos com células-tronco são permitidos?
- Em países onde estudos com células-tronco são permitidos, elas estão sendo utilizadas, em caráter experimental, no tratamento de diversas doenças como câncer, doenças do coração, doenças hepáticas, Alzheimer, diabetes, doenças renais, entre tantas outras.