O que o talco pode causar?

O que o talco pode causar?
O talco é um fator alérgeno, de acordo com a oncologista clínica Ana Paula Dergham, que pode desencadear doenças respiratórias, como sinusites, rinites e pneumopatias, devido à exposição. Isso, no entanto, não gera câncer – embora possa causar inflamações e doenças pulmonares, até pneumonias.
Para que serve o talco de bebê?
A principal função do talco infantil é manter a pele do bebê limpa, seca e fresca, impedindo que a umidade cause assaduras. Por isso, ele é feito com amido de milho e óxido de zinco. Além disso, atua na prevenção de irritações causadas pela fralda.
Qual a composição do talco?
- O talco, esteatita ou esteatite é um mineral filossilicato, com composição química Mg 3 Si 4 O 10 (OH) 2. Cristaliza no sistema monoclínico, sendo os cristais muito raros. Apresenta-se geralmente em massas fibrosas ou foliadas. A sua cor varia de branco a cinzento, verde-maçã a amarelada.
Qual a toxicidade do talco?
- No entanto, não há nenhum estudo conclusivo sobre a toxicidade e/ou natureza carcinogénica do talco . Os artesãos e os mineradores estão sujeitos a inalação do pó da pedra-sabão, sendo comprovada a pneumoconiose, mas por exposição prolongada com ambientes saturados com pó de talco.
Qual o talco utilizado na indústria de cosméticos?
- Nos tempos modernos talco é usado em várias esferas da produção. Assim, na indústria de cosméticos e perfumes que é utilizado como um aditivo no fabrico de pó, sombras, sabões. Na medicina, é feito em pó para o tratamento de erupção da fralda. O talco utilizado como um material para evitar a adesão de luvas de borracha.
Por que não usar talco no cabelo?
- Os resíduos do talco podem obstruir a raiz do cabelo, o que pode resultar em caspa ou problemas de alergia. Por que não usar talco no cabelo? Pode parecer uma dica um tanto óbvia, mas é importante insistir no que os dermatologistas não cansam em recomendar: use nos cabelos apenas produtos específicos para cabelos.