O que podemos aprender com Sócrates?
Índice
- O que podemos aprender com Sócrates?
- O que podemos aprender com os ensinamentos dos grandes filósofos?
- Quais lições podemos aprender com os filósofos cínicos nos dias atuais?
- Como o ser humano é compreendido?
- Como é necessário que o ser humano seja individual?
- Será que o homem conhece totalmente a si mesmo?
- Será que o homem sabe?

O que podemos aprender com Sócrates?
1# AUTOCONHECIMENTO É TUDO “A chave da vida e da atividade de Sócrates encontra-se no lema: conhece-te a ti mesmo“, afirma o estudioso Jean-Jacques Chevallier. Os nossos defeitos não nos distorcem nem nos prejudicam. O problema é nos recusarmos a nos aceitarmos como seres humanos imperfeitos.
O que podemos aprender com os ensinamentos dos grandes filósofos?
7 ensinamentos de grandes filósofos para uma vida melhor
- Você pode evoluir e transformar seu comportamento. ...
- Você tem tempo o suficiente para tudo o que considera importante. ...
- Pense nas coisas como elas realmente são. ...
- Concentre-se no que pode controlar. ...
- Aceite que o passado não pode ser mudado.
Quais lições podemos aprender com os filósofos cínicos nos dias atuais?
O grupo de filósofos associados ao cinismo tornou-se conhecido por seu comportamento, estabelecendo, assim, uma perspectiva ética. Acreditavam que a felicidade estaria relacionada a uma vida simples, em acordo com a natureza, e sem as complexidades das regras e valores sociais.
Como o ser humano é compreendido?
- Portanto, o ser humano é compreendido à medida que se deixa relacionar com o outro, sendo que cada qual faz parte da vida de cada Ser, de forma direta ou indireta. Não é permitido que, filosoficamente falando, possa se construir um homem artificial, mas pode-se procurar descrever um ser humano verdadeiro.
Como é necessário que o ser humano seja individual?
- As vezes é necessário também que o ser humano seja também individual, onde ele reflete através de suas angústias dores e sofrimentos podendo assim haver uma intimidade, uma liberdade com ele mesmo, no qual contribuirá para o conhecimento de si. O homem é um Ser que questiona as coisas e também a si mesmo. É questionante e questionado.
Será que o homem conhece totalmente a si mesmo?
- A cada instante em que o homem se descobre, ele também vai se construindo, transformando-se, partindo de uma matéria bruta, para uma obra prima. Esta construção vai sendo formada aos poucos, sem tempo determinado. É deixar que o tempo faça o seu trabalho. Volta-se a pergunta: Será que o homem conhece totalmente a si mesmo?
Será que o homem sabe?
- Isso significa que o homem é capaz de fazer sua inteligência debruçar sobre si mesma para tomar posse de seu próprio saber, avaliando sua consistência, seu limite e seu valor. O animal sabe. Mas, certamente ele não sabe que sabe: de outro modo teria há muito multiplicado invenções e desenvolvido um sistema de construções internas.