Como ensinar a Língua Portuguesa para surdos?
Índice
- Como ensinar a Língua Portuguesa para surdos?
- Porque os surdos tem dificuldade de falar?
- Como alfabetizar o aluno surdo?
- Como é o ensino da língua portuguesa para o surdo atualmente?
- Qual é o deveria ser a primeira língua aprendida pelo surdo quando ele adquire a surdez antes de ser alfabetizado?
- Como é a educação dos surdos?
- Por que o Surdo não escuta nada?
- Como os surdos precisam de acessibilidade para se comunicar?
- Por que a surdez é uma deficiência?

Como ensinar a Língua Portuguesa para surdos?
Utilizar cartazes com a representação de palavras em Libras e em Língua Portuguesa é uma ação que ajuda a por as crianças com deficiência auditiva em contato com a Língua Portuguesa escrita desde cedo - já que a apreensão desta língua é visual para o aluno surdo.
Porque os surdos tem dificuldade de falar?
O surdo apresenta o que chamamos de alterações no processamento motor da fala, devido à falta de feedback auditivo apropriado, dificuldade na percepção e discriminação auditiva.
Como alfabetizar o aluno surdo?
A criança surda precisa aprender duas línguas para se alfabetizar, primeiramente, precisa aprender sua língua natural: língua de sinais, e aprender a língua portuguesa na modalidade escrita, para poder interagir e se incluir no mundo letrado.
Como é o ensino da língua portuguesa para o surdo atualmente?
Com base na concepção discursiva de língua, o objetivo no ensino da Língua Portuguesa para os alunos surdos, como para os alunos ouvintes, deve ser a habilidade de produzir textos e não palavras e frases, daí a importância de se trabalhar muito bem o texto, inicialmente na Língua Brasileira de Sinais.
Qual é o deveria ser a primeira língua aprendida pelo surdo quando ele adquire a surdez antes de ser alfabetizado?
Assim como o português na forma oral é a primeira língua para indivíduos ouvintes nascidos no Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira língua dos surdos, ou sua língua materna.
Como é a educação dos surdos?
- A educação dos surdos é um assunto para outro post, já que é uma grande discussão na comunidade surda. O ponto principal aqui é chamar a atenção para como é primordial a gente conhecer mais sobre o universo da surdez. No final das contas a decisão sobre a nomenclatura é individual, mas a gente precisa entender os significados que existem por trás!
Por que o Surdo não escuta nada?
- Enquanto um deficiente auditivo possui uma perda leve ou moderada da audição, o surdo não escuta nada. Ou seja, os deficientes auditivos, mesmo com uma certa dificuldade e até com ajuda de aparelhos auditivos, conseguem se comunicar oralmente. Os surdos, não. Neste caso é necessário o uso da língua de sinais.
Como os surdos precisam de acessibilidade para se comunicar?
- E como os surdos dependem da língua de sinais para se comunicar, é essencial que haja acessibilidade em Libras e todos os lugares, desde as escolas até a internet – o que não faz tanta diferença assim para quem é deficiente auditivo. Diferentemente dos surdos, os deficientes auditivos têm uma identidade muito mais relacionada ao mundo ouvinte.
Por que a surdez é uma deficiência?
- Para os surdos, a surdez não é uma deficiência – é uma outra forma de experimentar o mundo. Mais do que isso, a surdez é uma potencialidade, que abre as portas para uma cultura própria muito rica, que não se identifica pelo que ouve ou não. Na comunidade surda não há “perda auditiva”, mas sim um “ganho surdo”.