Quanto tempo leva para cicatrizar uma cirurgia de fístula na bexiga?
Índice
- Quanto tempo leva para cicatrizar uma cirurgia de fístula na bexiga?
- O que é fístula na bexiga?
- O que causa fístula na bexiga?
- Como é feita a cirurgia de fístula vaginal?
- Como identificar fístula?
- Tem como costurar a bexiga?
- Quais os tipos de fistulas?
- Como conviver com fístula?
- O que é fístula traumática ginecológica?
- Por que a fístula entre a bexiga e os órgãos sexuais?
- Como é feita a cirurgia de bexiga?
- Qual a eficiência do tratamento das fístulas urinárias?
- Como retirar o tumor da bexiga?
Quanto tempo leva para cicatrizar uma cirurgia de fístula na bexiga?
O tecido onde está a fístula é removido, e o defeito é fechado com pontos tanto na bexiga quanto na vagina. No período pós operatório a paciente fica com uma sonda vesical até a cicatrização da bexiga (geralmente 7 a 10 dias).
O que é fístula na bexiga?
A fístula vesicovaginal é uma comunicação anormal entre a bexiga e a vagina, sendo o tipo mais comum de fístula do trato urinário. A causa mais frequente no Brasil é a iatrogênica, secundária à histerectomia.
O que causa fístula na bexiga?
As fístulas urinárias podem ser resultantes de trabalho de parto prolongado ou traumático; cirurgias pélvicas ou transvaginais sobre o trato urinário ou órgãos genitais; radiação pélvica; tumores pélvicos; infecções e outras causas menos frequentes.
Como é feita a cirurgia de fístula vaginal?
As fístulas podem ser reparadas com sucesso por via abdominal, vaginal ou combinada13. Em geral, fístulas simples são tratadas por via vaginal, enquanto as complexas, por via vaginal usando retalho miocutâneo ou por via abdominal2.
Como identificar fístula?
Abertura visível da fístula na pele. Dor e inflamação evidentes na área retal. Uma área da pele engrossada devido à infecção crônica, referida como a induração. Descarga do sangue ou do pus do ânus ou da pele circunvizinha.
Tem como costurar a bexiga?
O tratamento é mesmo este: sutura da bexiga e sonda, para manter a bexiga vazia durante a sua cicatrização. A bexiga cicatriza sem nenhum tipo de sequela, fique tranquila.
Quais os tipos de fistulas?
São elas:
- Fístula cega: forma uma câmara de ar que abre somente em uma extremidade e se fecha em outro. ...
- Fístula incompleta: possui apenas uma abertura externa. ...
- Fístula completa: conta com duas aberturas, uma externa e outra interna. ...
- Fístula em ferradura: conexão em forma de U que se dá entre duas aberturas externas.
Como conviver com fístula?
Teoricamente, até pode, se você não estiver apresentando muitos sintomas, mas você vai conviver com uma "bomba relógio" que pode estourar a qualquer momento, caso o orifício externo feche e o interno permaneça aberto, evoluindo para uma abscesso anorretal, que pode te gerar um problema bem maior.
O que é fístula traumática ginecológica?
Fístula obstétrica é uma ruptura no canal vaginal que causa incontinência e leva à exclusão social de milhares de mulheres. Suas principais causas são partos prolongados e obstruídos, especialmente onde o acesso a cuidados obstétricos é restrito.
Por que a fístula entre a bexiga e os órgãos sexuais?
- A ocorrência de fístula entre a bexiga e os órgãos sexuais em mulheres é geralmente causada por trauma do nascimento, as lesões intra-operatórias (quando o aborto médico, dilatação e curetagem, histerectomia, etc.).
Como é feita a cirurgia de bexiga?
- Dependendo do estágio do câncer de bexiga, a cirurgia de bexiga é considerada uma alternativa viável e extremamente importante para a extirpação do problema. Nos estágios iniciais, o tratamento do câncer é feito principalmente pela cirurgia para a remoção do tumor.
Qual a eficiência do tratamento das fístulas urinárias?
- O tratamento das fístulas urinárias com medidas conservadoras tem pouca eficiência e a grande maioria das fístulas requer correção cirúrgica. Esta pode ser feita com abordagens variadas, dependendo da localização da fístula, integridade dos órgãos do trato urinário e da preferência e experiência do cirurgião.
Como retirar o tumor da bexiga?
- Se o tumor invadiu a camada muscular, mas não é muito grande e está bem localizado, pode ser removido sem retirar toda a bexiga. Nesse procedimento os linfonodos regionais também são retirados e enviados para análise. A principal vantagem dessa cirurgia é a conservação da bexiga e o fato de não ser necessária uma cirurgia de reconstrução.