Como é feita a cirurgia de câncer de estômago?
Índice
- Como é feita a cirurgia de câncer de estômago?
- Quando o câncer é maligno tem cura?
- Como é feita a quimioterapia para câncer de estômago?
- Qual é o principal tratamento do câncer de estômago?
- Como a cirurgia para câncer de estômago pode vazar?
- Por que a cirurgia é indicada para o câncer?
- Como pode ser realizada a cirurgia do estômago?
Como é feita a cirurgia de câncer de estômago?
Os instrumentos cirúrgicos necessários para retirar o tumor e parte do estômago são introduzidos através do endoscópio. Em qualquer tipo de gastrectomia total ou subtotal, por via aberta ou por vídeo, os linfonodos próximos ao estômago são removidos. A remoção dos linfonodos é uma parte fundamental da cirurgia.
Quando o câncer é maligno tem cura?
Alguns tumores malignos têm alto índice de cura mesmo em fases avançadas. Outros tipos de tumores malignos que se espalham rapidamente para outros locais do corpo ou insistem em voltar, apesar dos tratamentos disponíveis, apresentam baixo índice de cura e mais complicações.
Como é feita a quimioterapia para câncer de estômago?
De forma geral, a quimioterapia é administrada por via venosa ou por via oral. A quimioterapia pode ser administrada em diferentes momentos para tratar o câncer de estômago: Quimioterapia neoadjuvante.
Qual é o principal tratamento do câncer de estômago?
- A cirurgia é o principal tratamento o câncer de estômago quando é possível ser realizada. Se um paciente em estágio 0, I, II ou III e com condições físicas suficiente, a cirurgia, muitas vezes junto com outros tratamentos, oferece a única chance real de cura, nesse momento.
Como a cirurgia para câncer de estômago pode vazar?
- A cirurgia para câncer de estômago é delicada, e podem ocorrer complicações, como sangramento cirúrgico, coágulos sanguíneos e danos aos órgãos próximos, durante o procedimento. Raramente, as novas ligações efetuadas entre as extremidades do estômago ou do esôfago e o intestino delgado podem vazar.
Por que a cirurgia é indicada para o câncer?
- Mesmo quando o câncer está em estágio avançado para ser completamente removido, a cirurgia é indicada pois previne, por exemplo, hemorragias do tumor ou a obstrução do estômago pelo crescimento do tumor. Este tipo de cirurgia é chamado de cirurgia paliativa, isto é, alivia os sintomas, mas não se espera que cure a doença.
Como pode ser realizada a cirurgia do estômago?
- A cirurgia pode ser realizada para retirar o tumor e uma parte ou a totalidade do estômago (gastrectomia parcial ou total, respectivamente) e determinados gânglios linfáticos, dependendo do tipo e do estadiamento da doença.