adplus-dvertising

O que o psicopedagogo deve observar no indivíduo?

Índice

O que o psicopedagogo deve observar no indivíduo?

O que o psicopedagogo deve observar no indivíduo?

Este profissional deve ter a consciência de observar o indivíduo como um todo: coordenação motora ampla, aspecto sensoriomotor, dominância lateral, desenvolvimento rítmico, desenvolvimento motor fino, criatividade, evolução do traçado e do desenho, percepção espacial e visiomotora, orientação e relação espaçotemporal, ...

Por que o psicopedagogo é importante?

O psicopedagogo pode avaliar o aluno com o intuito de identificar possíveis situações que interferem em seu desempenho escolar. Dessa forma, a atuação do profissional visa garantir o bom andamento das atividades, além de possuir uma importância significativa para a inclusão escolar.

Como o psicopedagogo pode auxiliar no processo de fracasso escolar?

Trabalhar momentos lúdicos, através de jogos, dinâmicas e recursos diversos também serão itens importantes nesse processo, pois durante essa atividade o psicopedagogo observa, como comportamento do aluno, suas situações de bloqueios, sentimentos, concentração, resistência, frustrações, ganhos, perdas e também os ...

O que a avaliação psicopedagógica envolve?

A avaliação psicopedagógica se trata de uma investigação do caminho da aprendizagem com um paciente, seja ele estudante ou não. O propósito aqui é compreender a origem de qualquer dificuldade experimentada por esta pessoa no que diz respeito à aquisição de conhecimento.

Quem é o psicopedagogo?

  • O psicopedagogo é o responsável por prevenir, diagnosticar e tratar problemas de aprendizagem. Seus atendimentos institucionais, ou seja, em instituições de ensino visam analisar a relação entre os professores e o processo de aprendizagem, com o objetivo de melhorar o trabalho da instituição.

Qual o objetivo da Psicopedagogia?

  • A ideia acima é complementada pela de outra psicopedagoga, Edith Rubinstein (1987, p.15), que afirma que o objetivo da Psicopedagogia é “compreender o indivíduo enquanto aprendiz. Como alguém cheio de dúvidas, fazendo escolhas e tomando decisões a cada passo do longo caminho percorrido em vida”.

Quais são as áreas importantes para a Psicopedagogia?

  • Além das áreas citadas acima, Barone (1987, p.18) inclui outras quando faz a sua relação de áreas importantes para a Psicopedagogia: “filosofia, sociologia, psicologia, ciências médicas e [...] psicolinguística. Contribuem, também, para a ação do educador, as descobertas no campo das ciências biológicas, principalmente da neurologia.

Quando começou a Psicopedagogia no Brasil?

  • A psicopedagogia no Brasil começa a ser discutida por volta dos anos 1960. Nessas primeiras décadas, assim como em outros países, as dificuldades de aprendizagem eram tratadas como doenças de origem orgânica, ou seja, resultado de disfunções do próprio organismo. Essas dificuldades eram chamadas de “ disfunções cerebrais mínimas ” (DCM).

Postagens relacionadas: