adplus-dvertising

O que é uma coarctação da aorta?

Índice

O que é uma coarctação da aorta?

O que é uma coarctação da aorta?

É uma obstrução parcial da passagem do sangue na artéria aorta. A aorta é a principal artéria do corpo humano, emerge do ventrículo esquerdo que é a estrutura do coração que tem a função de bombear este sangue oxigenado do coração para todas as células.

Como identificar coarctação da aorta?

Os sintomas variam com a gravidade da anomalia e vão desde cefaleia, dor torácica, extremidades frias, fadiga e claudicação das pernas até insuficiência cardíaca fulminante e choque. Leve sopro pode ser ouvido sobre o local da coarctação. O diagnóstico é feito por meio de ecocardiograma, TC ou RM angiográfica.

Qual síndrome genética está mais associada a coarctação de aorta?

A Síndrome de Turner (ST) é a anomalia cromossômica mais comum em mulheres, com incidência de 1 para cada 2500 crianças do sexo feminino nascidas vivas.

O que é hipoplasia do arco Aortico?

A definição de hipoplasia do arco aórtico foi proposta por Moulaert et al. [3]. Ele é considerado hipoplásico quando seu diâmetro atinge 50% do diâmetro da aorta ascendente. A hipoplasia pode ser distal (ístmica - tipo A) ou proximal/distal (arco transverso - tipo B - Figura 1).

O que é a coarctação da aorta causa?

A coarctação é uma causa grave, mas tratável, da hipertensão arterial. Às vezes, um sopro cardíaco (um som criado pelo fluxo sanguíneo turbulento passando através de válvulas cardíacas com estreitamento ou insuficiência ou atravessando estruturas cardíacas anômalas) está presente.

O que é Coartacao?

"Coartação" significa estreitamento. As coarctações geralmente ocorrem no arco aórtico. ... Como a aorta está estreitada, o ventrículo esquerdo deve gerar uma pressão muito maior do que o normal, a fim de forçar o sangue suficiente através da aorta para liberar sangue para a parte inferior do corpo.

Quais são as Sindromes genéticas?

Veja abaixo a lista com o nome de algumas doenças e síndromes genéticas mais conhecidas:

  • Diabetes.
  • Câncer.
  • Hipertensão Arterial.
  • Síndrome de Down.
  • Fibrose Cística.
  • Anemia falciforme.
  • Daltonismo.
  • Distrofia muscular de Duchenne.

O que é coartação?

Coartação da aorta é uma condição médica na qual a aorta é estreita desde o nascimento, geralmente na área em que o ducto arterioso (ligamento arterioso). "Coartação" significa estreitamento.

O que ocorre na transposição dos grandes vasos?

A transposição das grandes artérias (TGA) é uma cardiopatia congênita cianótica, a qual classicamente se caracteriza pela aorta anteriorizada e à direita da artéria pulmonar. Em alguns pacientes podem ocorrer variações anatômicas, como a aorta posterior, por exemplo.

Como entender a cirurgia da aorta?

  • Para entender melhor a cirurgia da aorta, é importante conhecer um pouco sobre esse importante vaso sanguíneo do nosso corpo. A aorta é a maior artéria do corpo. Ela se origina junto à valva aórtica (ou válvula aórtica, como é comumente conhecida), na saída do coração e segue até o abdômen.

Qual a origem da aorta?

  • A aorta é a maior artéria do corpo. Ela se origina junto à valva aórtica (ou válvula aórtica, como é comumente conhecida), na saída do coração e segue até o abdômen. Logo após seu início, origina as artérias coronárias, que irrigam o coração. Segue em um trajeto ascendente, em direção ao pescoço – a a chamada aorta ascendente.

Qual a gravidade da ruptura da aorta?

  • Apresentam o risco de ruptura da parede da aorta e podem levar à morte súbita. Fatores como a localização, o tamanho e a extensão do aneurisma da aorta determinam a sua gravidade e a necessidade de tratamento cirúrgico, que pode ser aberto ou percutâneo.

Como ocorre o desenvolvimento de tecido cicatricial na aorta?

  • Em algumas crianças que realizaram cirurgia para tratamento da coarctação, ocorre o desenvolvimento de tecido cicatricial na aorta, no local onde foi realizado o reparo. Esse tipo de tecido cicatricial causa o estreitamento da aorta e surge com mais frequência em bebês que precisaram de cirurgia de emergência no começo da vida.

Postagens relacionadas: