adplus-dvertising

O que o poeta descreve no poema Navio Negreiro?

Índice

O que o poeta descreve no poema Navio Negreiro?

O que o poeta descreve no poema Navio Negreiro?

Poema de Castro Alves que denunciava o tráfico de escravos do século 19. ... O Navio Negreiro tem como subtítulo “Tragédia do Mar” e canta em poemas a história das embarcações que transportavam os escravos arrancados de suas terras e eram trazidos para o Brasil e vendidos como escravos.

Quais são as características do poema Navio Negreiro?

Nessa obra, Castro Alves relata as condições dos navios negreiros, os quais traziam escravos africanos para o Brasil. Sentimento de liberdade, nacionalismo ufanista, denúncia social e busca de uma identidade nacional, são algumas das principais caraterísticas da poesia abolicionista de Castro Alves.

Qual a função literária do texto navio negreiro?

É uma obra muito significativa, visto que quebra os laços com o ultrarromantismo e faz uma denúncia social a respeito da escravidão, defendendo a abolição da mesma. A linguagem emite pessimismo e angústia, sentimentos que eram próprios da poesia romântica.

Quais são as pessoas descritas ao longo do texto referente ao poema Navio Negreiro?

O poema é dividido em seis partes. Na primeira parte é descrita a atmosfera tranquila. Na segunda, são descritos os marinheiros de distintas nacionalidades, que são nobres e corajosos. Na terceira, é apresentada a denúncia ao tráfico negreiro.

Qual ambiente é apresentado no poema navio Negreiro?

Resposta: O ambiente é um navio em alto mar, onde as pessoas (negros/escravos) estão sendo transportadas e torturadas.

O que é Doudas espirais?

Os versos 2 e 3 (E da ronda fantástica a serpente / Faz doudas espirais ...) referem-se metaforicamente às ondas do mar que estouram no tombadilho do navio. O sofrimento dos negros está expresso por imagens antitéticas, como as que comparecem, por exemplo, no último verso.

Qual é o contexto do texto navio negreiro?

O Navio Negreiro é uma poesia de Castro Alves que integra um grande poema épico chamado Os Escravos. Escrita em 1870 na cidade de São Paulo, a poesia relata a situação sofrida pelos africanos vítimas do trafico de escravos nas viagens de navio da África para o Brasil.

Postagens relacionadas: