adplus-dvertising

Como os governantes podem ajudar a prevenir a gravidez na adolescência?

Índice

Como os governantes podem ajudar a prevenir a gravidez na adolescência?

Como os governantes podem ajudar a prevenir a gravidez na adolescência?

O programa faz parte da Semana Nacional de Prevenção à Gravidez Precoce, criada pelo presidente Jair Bolsonaro em janeiro de 2019. A mensagem estimula o adiamento de relações sexuais e orienta jovens a dialogar com a família e a procurar unidades de saúde antes de iniciar uma vida sexual ativa.

Quais os problemas que podem ocorrer com a gravidez na adolescência?

Segundo a coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Vanessa Vieira, a gravidez na adolescência é um problema de saúde pública. “Os riscos à saúde da mãe e bebê são muitos, como prematuridade, anemia, aborto espontâneo, eclâmpsia, depressão pós-parto, entre outros”, completa.

Como a escola pode ajudar na prevenção da gravidez na adolescência?

Para Rebeca Otero, a escola poderia ir além e contribuir com orientação em relação a exames, a pré-natal, vacinas e se articular com outros setores para trazer informações sobre procedimentos.

Como reduzir os casos de gravidez na adolescência?

  • Nos últimos anos, o Brasil tem conseguido reduzir os casos de gravidez na adolescência c om a implementação de ações e campanhas de prevenção e educação sexual, além de avanços científicos e da evolução dos métodos contraceptivos.

Qual o diagnóstico da gravidez na adolescência?

  • O alerta é do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que nesta semana divulgou o Guia Prático de Atualização sobre a Prevenção da Gravidez na Adolescência. O documento, que integra uma série de ações programadas pela SBP sobre o tema, tem como objetivo disseminar medidas preventivas e educativas.

Quais os principais motivos para a gestação na adolescência?

  • Segundo eles, a gravidez na adolescência pode aumentar custos associados ao evento para o sistema de saúde, elevar as taxas de mortalidade e também impactar no futuro de várias gerações. De acordo com o documento, a desinformação sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos são os principais motivos para a gestação na adolescência.

Qual a importância da prevenção na adolescência?

  • ANTICONCEPÇÃO – No ano passado, o DC de Adolescência da SBP, em conjunto a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), publicou o Guia Prático de Atualização “ Anticoncepção na Adolescência ”, documento que trouxe estratégias de prevenção e que reforçou o papel dos pediatras neste cenário.

Postagens relacionadas: