Quais os riscos da cirurgia de colesteatoma?
Quais os riscos da cirurgia de colesteatoma?
Nos casos muito avançados, em geral em pacientes com pouco acesso a cuidados de saúde, o colesteatoma pode levar a consequências graves como a paralisia facial, meningites e abcessos cerebrais. Nesses casos de complicações cerebrais, pode haver risco de morte.
O que é um colesteatoma no ouvido?
O colesteatoma corresponde ao crescimento de um tumor benigno, constituído por pele, que cresce no interior do canal auditivo, atrás do tímpano, e que pode ser identificado por meio da saída de secreção de odor forte do ouvido, zumbido e redução da capacidade auditiva, por exemplo.
Como é feito a cirurgia de colesteatoma?
A cirurgia de colesteatoma é um procedimento delicado e realizado sob anestesia geral. A operação dura, em média, de 2 a 3 horas e os pacientes podem ir para a casa no mesmo dia. É importante deixar claro que a cirurgia é a única maneira de remover o cisco (exceto em casos de contra-indicação médica).
O que é Mastoidectomia radical?
A mastoidectomia radical é a base da cavidade aberta (com retirada da parede posterior do CAE) combinada com retirada do tímpano, martelo, bigorna e mucosa de orelha média, com oclusão da tuba auditiva. Nenhum tipo de reconstrução da orelha média é feito e o estribo é deixado intacto.
Porque o colesteatoma volta?
O colesteatoma é um tumor benigno, que costuma invadir o ouvido e seu osso, chamado de mastóide. A cirurgia tem por objetivo remover todo o tumor e reconstruir, quando possível, a audição. A recidiva pode ocorrer se na cirurgia, uma pequena célula do tumor ficar dentro dos "poros"do osso.
O que é um tumor no ouvido?
Tumores do ouvido são crescimentos fora da orelha ou dentro do canal auricular. O canal auricular é um tubo que conecta a parte externa da orelha com o tímpano. Tumores do ouvido podem ser cancerosos ou não cancerosos.
O que é otite média crônica Colesteatomatosa?
O colesteatoma é um cisto que se forma no ouvido médio, mastoide ou epitímpano após a otite média crônica. Embora seja tecnicamente benigno, ele é localmente invasivo e pode danificar as estruturas do ouvido médio. Colesteatomas são ocasionalmente observados durante a otoscopia como uma massa branca atrás do tímpano.
O que é Aticotomia?
A aticotomia é feita para uma extensão limitada da doença confinada à região do ático da orelha média. Ela pode ou não envolver a destruição e a reconstrução da cadeia ossicular com o objetivo de remover a doença, envolvendo ou atingindo os ossículos mais profundamente.