adplus-dvertising

O que valorizava o pensamento iluminista?

Índice

O que valorizava o pensamento iluminista?

O que valorizava o pensamento iluminista?

Este movimento filosófico valorizava a razão, defendia as bandeiras de Liberdade, Igualdade, e Fraternidade, e questionava a monarquia absolutista como forma de governo. Os ideais do Iluminismo foram a semente da Revolução Francesa.

O que buscava o Iluminismo?

O Iluminismo foi um movimento intelectual, filosófico e cultural que surgiu durante os séculos XVII e XVIII na Europa e defendia o uso da razão contra o antigo regime e pregava maior liberdade econômica e política.

O que o Iluminismo criticava e buscava?

O Iluminismo é um importante movimento filosófico, político e econômico que surgiu na França do século XVIII como uma manifestação cultural da elite intelectual europeia. ... Criticavam fortemente o absolutismo e defendiam a liberdade política, econômica e social.

Qual a razão do pensamento iluminista?

  • Por isso, o pensamento iluminista elege a “razão” como o grande instrumento de reflexão capaz de melhorar e empreender instituições mais justas e funcionais. No entanto, se o homem não tem sua liberdade assegurada, a razão acaba sendo tolhida por entraves como o da crença religiosa ou pela imposição de governos que oprimem o indivíduo.

Como se expressaram as ideias iluministas?

  • Politicamente, as ideias iluministas expressaram-se na Revolução Americana, de 1776, e Francesa, de 1789, que apresentavam como seu objetivo declarado a felicidade ou o bem-estar da humanidade.

Quais são as afirmativas do Iluminismo?

  • A descoberta da perspectiva e a valorização de temas religiosos marcaram as expressões artísticas durante o iluminismo. Em Portugal, o pensamento iluminista recebeu grande impulso das descobertas marítimas. Assinale a alternativa correta. Somente a afirmativa 1 é verdadeira. Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

Quais são as características do Iluminismo?

  • Características do Iluminismo. O iluminismo rejeitava a herança medieval e, por isso, passaram a chamar este período de "Idade das Trevas". Foram esses pensadores que inventaram a ideia que nada de bom havia acontecido nesta época. Vejamos, a seguir, as principais ideias iluministas sobre economia, política e religião.

Postagens relacionadas: