Como é a guarda compartilhada dos filhos?
Índice
- Como é a guarda compartilhada dos filhos?
- Qual a melhor idade para guarda compartilhada?
- Quando posso pedir a guarda compartilhada?
- Qual a compreensão em relação à guarda compartilhada?
- Como o filho irá morar com os pais na guarda compartilhada?
- Por que a Guarda Compartilhada é acolhida?
- Será que a Guarda Compartilhada é uma opção para pais que moram na mesma cidade?

Como é a guarda compartilhada dos filhos?
A guarda compartilhada é um regime em que as obrigações sobre o filho menor de idade são divididas entre os dois genitores (pai e mãe, por exemplo). ... Ela é o contrário da guarda unilateral, em que um dos pais se responsabiliza pelas decisões em relação ao filho, enquanto o outro somente supervisiona.
Qual a melhor idade para guarda compartilhada?
Não existe idade mínima para que a guarda compartilhada seja aplicada. Desde modo, mesmo que se trate de um bebe recém nascido, o pai terá direito de exercer a guarda compartilhada com a mãe, ou vive-versa.
Quando posso pedir a guarda compartilhada?
A guarda compartilhada pode ser requerida não somente em ação de divórcio, mas também em ação autônoma de separação, de dissolução de união estável ou em medida cautelar.
Qual a compreensão em relação à guarda compartilhada?
- “A compreensão em relação à guarda compartilhada está ficando cada vez maior. Atualmente, as famílias têm optado com mais segurança por ela em nome do bem-estar dos filhos”, diz a advogada especializada em direito de família e sucessão, Alessandra Rugai Bastos (SP).
Como o filho irá morar com os pais na guarda compartilhada?
- Viviana – Como o filho irá morar com um dos pais na guarda compartilhada, evidentemente caberá ao outro o pagamento de pensão alimentícia. O que há, na verdade, é uma divisão proporcional das despesas com o filho. Os pais, em comum acordo, dividem as despesas, assim como as decisões sobre a vida do filho.
Por que a Guarda Compartilhada é acolhida?
- Mas, se essa convivência prejudicar o menor, a guarda unilateral - em que apenas um dos genitores fica responsável pela criança - será acolhida. Vale lembrar que a guarda compartilhada não é o direito de participar da vida do filho - é dever.
Será que a Guarda Compartilhada é uma opção para pais que moram na mesma cidade?
- A guarda compartilhada é uma opção para pais que não moram na mesma cidade? Sim, esse regime pode ser exercido mesmo à distância - inclusive em países diferentes. O juiz estabelecerá como local de moradia o que melhor atender aos interesses da criança.