O que o médico sente no toque retal?

O que o médico sente no toque retal?
O exame de toque retal é feito pelo médico urologista no próprio consultório e dura, em média, apenas um minuto. O profissional introduz o dedo indicador no ânus do paciente para sentir a próstata, que está localizada na região à frente do reto.
O que o exame de toque detecta?
O exame de toque retal é o procedimento em que o médico insere o dedo indicador na porção final do intestino grosso (reto) do paciente. Desse modo, é possível avaliar o formato, o tamanho e a textura da próstata, além de identificar a presença de nódulos que podem ser indicativos de um tumor maligno.
É normal o ginecologista fazer exame de toque?
O ginecologista pode tocar minhas mamas? Sim. Além do toque vaginal, a rotina inclui exame das mamas para detectar nódulos ou corpos estranhos. O médico faz um toque com a palma do mão nas laterais dos seios e uma leve pressão com os dedos nos mamilos para detectar, por exemplo, secreções que indicam câncer de mama.
Por que o exame de toque dói?
- O exame de toque é sempre feito com luvas esterilizadas para que não haver risco de infecção e não causar dor. Algumas grávidas afirmam que o exame dói, no entanto ele deve apenas provocar um ligeiro desconforto, devido à pressão dos dedos no colo do útero.
Por que o exame de toque é doloroso?
- Dói? De acordo com o ginecologista e obstetra Edilson da Costa Ogeda, coordenador do Núcleo de Ginecologia do Hospital Samaritano de São Paulo, o exame de toque não é doloroso. "Caso a mulher sinta dor é sinal de que há alguma doença que deve ser tratada depois do diagnóstico", explica.
Quando deve iniciar o exame de toque retal?
- A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda o exame de toque retal a partir dos 50 anos. Homens com histórico familiar (pai ou irmão) de câncer da próstata devem iniciar aos 40 anos. Nesses dois casos, o exame deve ser feito uma vez por ano.
Por que o exame faz mal?
- Faz mal? Segundo o especialista, este exame não oferece nenhum risco à saúde da mulher, mesmo se feito durante a gestação. No toque vaginal o médico consegue perceber o aspecto do colo uterino, se o útero tem aumento de volume, se há suspeita de cistos ovarianos, doença inflamatória pélvica, endometriose, entre outras doenças.