adplus-dvertising

Quais são os efeitos que o overtraining pode causar em nosso corpo?

Índice

Quais são os efeitos que o overtraining pode causar em nosso corpo?

Quais são os efeitos que o overtraining pode causar em nosso corpo?

Segundo o preparador físico Manuel Lago, o overtraining tem uma incidência maior em corredores de média e longa distância e implica em problemas das mais diversas ordens, como insônia, lesões agudas e crônicas, o sistema hormonal se desequilibra, irritabilidade, diminuição da performance e alteração da pressão arterial ...

Como se recuperar de um overtraining?

Para tratarmos o overtraining da maneira mais eficiente, é necessária uma redução da carga de treinos (volume e intensidade) ou em casos mais graves, será mesmo necessária a interrupção da atividade física, sejam treinos ou competições.

Quais são os sintomas de overtraining?

  • Todos os sintomas de overtraining parecem ser acentuados por fatores de estresse externos, como a falta de sono, estresse (relacionado ao trabalho e/ou relacionamentos), má nutrição (comer fast foods, industrializados, etc), ciclo menstrual, entre outros. Logo, é importante tentar diminuir ao máximo esses fatores externos de stress.

Quem está mais sujeita ao overtraining?

  • Normalmente, são as pessoas fisicamente mais ativas que estão mais sujeitas ao overtraining. Na maior parte das vezes, esta condição é decorrente da falta de repouso durante e após o exercício físico. Se reconhecer algum destes sintomas, a primeira medida é parar antes que lesões mais graves ocorram.

Posso sofrer de overtraining?

  • Muitos praticantes sofrem, ou podem vir a sofrer de overtraining, uma condição decorrente do excesso de carga, esforço ou falta de repouso durante o treino. Aprenda a reconhecer os sintomas de overtraining e faça desporto com saúde. Normalmente, são as pessoas fisicamente mais ativas que estão mais sujeitas ao overtraining.

Quais são os nutrientes essenciais para o overtraining?

  • Carboidratos complexos, proteínas de alto valor biológico e micronutrientes são fundamentais para evitar o overtraining. As proteínas e carboidratos, geralmente não são problemas para quem treina sério, já os micronutrientes (vitaminas e minerais), são o calcanhar de Aquiles de grande parte dos praticantes de musculação.

Postagens relacionadas: