adplus-dvertising

Qual é o conceito de antropofagia?

Índice

Qual é o conceito de antropofagia?

Qual é o conceito de antropofagia?

A utilização do termo “antropofágico” está relacionado a “antropofagia”, que refere-se ao ato de comer ou devorar a carne de outra pessoa. Dentro da história, ela é usada para apontar atos ritualísticos, no qual acredita-se que, ao comer a carne de um outro homem, a pessoa estaria adquirindo também as suas habilidades.

Qual foi o movimento antropofágico?

  • O movimento antropofágico foi uma manifestação artística brasileira da década de 1920, fundada e teorizada pelo poeta paulista Oswald de Andrade e a pintora Tarsila do Amaral . O Manifesto Antropófago (ou Manifesto Antropofágico) foi um Manifesto Literário escrito por Oswald de Andrade, principal agitador cultural do início do Modernismo no Brasil.

Qual o significado do termo antropofágico?

  • (trecho do manifesto) O termo antropofágico foi utilizado como associação ao ato deruminar, assimilar e deglutir. A ideia, portanto, era de transfigurar a cultura, principalmente a europeia, conferindo assim, o caráter nacional. Note que esse é o período mais radical do Modernismo que também foi influenciado por outros grupos:

Quem são os artistas plásticos do movimento antropofágico?

  • Principais artistas plásticos do Movimento Antropofágico: - Anita Malfatti (1889-1964) – pintora, desenhista e ilustradora ítalo-brasileira. - Victor Brecheret (1894-1955) – escultor ítalo-brasileiro.

Quais são as obras da antropofagia?

  • Obras A Antropofagia tem entre seus principais marcos a pintura Abaporu de Tarsila do Amaral e o livro Cobra Norato de Raul Bopp . Na música podemos citar Villa-Lobos que se apropriou da música de J.S Bach para compor uma obra originalmente brasileira: As Bachianas Brasileiras. É válido ressaltar a obra " Operários ", também de Tarsila do Amaral.

Postagens relacionadas: