adplus-dvertising

Como fazer a calibração de uma pipeta?

Índice

Como fazer a calibração de uma pipeta?

Como fazer a calibração de uma pipeta?

Para fazer a calibração, basta colocar água destilada em um frasco de Erlenmeyer, deixando descansar por alguns minutos e medindo a temperatura da água em seguida. Depois, coloque uma proveta na balança analítica para medição, com uma previsão de erro de um décimo de miligrama.

Como é realizada a calibração de uma pipeta volumétrica?

A calibração da pipeta volumétrica é feita pela pesagem da quantidade de água que dela é escoada. Mede-se a temperatura da água utilizada na calibração e verifica-se o valor de sua densidade nesta temperatura (Tabela 2). ... V = m/d (1) Onde o volume é dado em mL, a massa é dada em gramas (g) e a densidade em g mL-1.

Como é feita a calibração de vidrarias?

Ao se realizar uma Calibração de Volume o ideal é colocar água destilada em cada vidraria até o menisco, pois a água é considerada o líquido padrão para a calibração de vidrarias. Em seguida, a água deve ser transferida para um béquer previamente pesado. O béquer será pesado juntamente com a água.

Como aferir uma pipeta?

Primeiramente se toma nota da temperatura ambiente, no caso 25ºC; Após, pesa-se um pesa-filtro e se toma nota da sua massa, por exemplo, 11,142g; Finalmente, completa-se a pipeta com água até os seus supostos 25 ml e transfere-se o volume para o pesa-filtro, que tem sua massa medida novamente, pesando então, 36, 047g.

Quais os cuidados durantes a calibração das vidrarias?

Na hora de fazer a calibração de vidrarias é fundamental que alguns cuidados sejam tomados, por exemplo, não tocar as vidrarias diretamente com a mão. Estas devem ser manuseadas com pinças, pedaços de papel ou até mesmo luvas. Isso manterá as vidrarias limpas e livres de gordura.

Como fazer aferição de vidrarias?

A vidraria é aferida de forma bastante simples; isto é feito pela medida da massa transferida ou contida por um recipiente utilizando-se a densidade específica da substância para converter a massa em volume.

Como aferir a pipeta?

A aferição da pipeta é feita pela pesagem da quantidade de água que dela é escoada. Porém, antes de calibrá-la, é necessário observar seu tempo de escoamento. Ele deve ser tal que o escoamento livre não ultrapasse um minuto e não seja inferior aos valores para os volumes especificados na tabela 1.

O que é a calibração de vidrarias?

A Calibração de Vidraria é um procedimento que garante um resultado analítico confiável. É uma técnica que pode ser feita no próprio laboratório utilizando a Calibração de Vidraria, ou por um laboratório especializado, que aplica o processo de comparação com padrões, seja nas vidrarias, balanças ou termômetros.

Quem pode calibrar vidraria?

É uma técnica que pode ser feita no próprio laboratório utilizando calibradores, ou por um laboratório especializado, que aplica o processo de comparação com padrões , seja nas vidrarias, balanças ou termômetros. ...

Quando deve-se calibrar a pipeta?

  • Deve-se aferir o equipamento, também, para preservação da precisão da quantidade de líquido a ser transportado. Antes de calibrar, deve-se observar o tempo de escoamento livre da pipeta, que não deve ultrapassar um minuto.

Qual a calibração da pipeta volumétrica?

  • A calibração da pipeta volumétrica é feita pela pesagem da quantidade de água que dela é escoada. Mede-se a temperatura da água utilizada na calibração e verifica-se o valor de sua densidade nesta temperatura (Tabela 2). Conhecendo-se a massa e a temperatura da água escoada na calibração, calcula-se o volume da pipeta

Por que a pipeta é indicada?

  • Por conta de sua precisão, a pipeta é indicada para pesquisas e procedimentos realizados em várias áreas da ciência. Como um sistema que possibilita a transferência de materiais em análise de um recipiente a outro, as pipetas devem ser calibradas a cada utilização para que se evite a contaminação entre materiais.

Qual o tempo de escoamento da pipeta?

  • Para uma pipeta de 10,00mL, o desvio máximo aceitável é de 0,02mL. O tempo de escoamento da pipeta também deve ser aferido. Se o escoamento da pipeta for muito rápido, a abertura da ponta deve ser diminuída numa chama de um bico de Bunsen.

Postagens relacionadas: