O que o operador deve fazer caso Indentifique pneus com baixa calibragem?
Índice
- O que o operador deve fazer caso Indentifique pneus com baixa calibragem?
- O que acontece com a pressão do pneu?
- Quais os sinais que o pneu apresenta?
- O que significa pressão do pneu?
- O que significa pressão dos pneus?
- O que é pressão econômica dos pneus?
- Para que serve a calibragem do pneu?
- Quais são os problemas causados pela calibragem dos pneus?
- Como Deixar de calibrar os pneus de seu carro?
- Como diminuir a durabilidade dos pneus?
- Por que o pneu está com baixa pressão?

O que o operador deve fazer caso Indentifique pneus com baixa calibragem?
Sempre ao calibrar os pneus é preciso obedecer às recomendações do fabricante. ... Em casos de baixa pressão, que significa falta de ar dentro do pneu, a área de contato com o solo fica alterada e disforme, reduzindo a vida útil do pneu, aumentando o consumo de combustível e modificando sensivelmente sua autonomia.
O que acontece com a pressão do pneu?
Segundo Astolfi, o ombro, ou seja, a lateral do pneu, é responsável por carregar a maior parte da carga do veículo. Quando há excesso de pressão na calibragem, essa lateral levanta demais e a área de contato do pneu com o solo diminui.
Quais os sinais que o pneu apresenta?
Inchaços ou bolhas. Quando o pneu apresenta inchaços ou bolhas na lateral, isso é sinal de que o quadro interno da peça encontra-se comprometido, provavelmente rachado. Dessa forma, a pressão do ar acaba alcançando as camadas externas, que são flexíveis.
O que significa pressão do pneu?
Se você dirige algum modelo de carro mais moderno, é muito provável que você já tenha notado a presença de um indicador de pressão dos pneus no painel do veículo. Esse indicador está ligado diretamente a um sensor alojado na parte interna das rodas, que demonstra como está a calibragem dos pneus do carro.
O que significa pressão dos pneus?
Se você dirige algum modelo de carro mais moderno, é muito provável que você já tenha notado a presença de um indicador de pressão dos pneus no painel do veículo. Esse indicador está ligado diretamente a um sensor alojado na parte interna das rodas, que demonstra como está a calibragem dos pneus do carro.
O que é pressão econômica dos pneus?
Estudos indicam que 0,2 bar (aprox. 3 libras) abaixo da pressão recomendada pelo fabricante reduz em até 10% a vida útil do pneu. Se a pressão ficar 0,4 bar (aprox. 5,8 libras) abaixo do recomendado, a vida útil do pneu pode cair até 25% e aumenta em 2% o consumo de combustível.
Para que serve a calibragem do pneu?
A calibragem correta dos pneus ajuda o carro a suportar a carga e a velocidade máxima atingida pelo veículo. Pneus calibrados também permitirá que haja uma economia da energia mecânica do motor.
Quais são os problemas causados pela calibragem dos pneus?
- Caso a calibragem esteja baixa, basta ir até um mecânico ou posto e pedir para aumentarem até o valor indicado para seu carro. Quais são os problemas causados pela alta pressão dos pneus? Assim como acontece com a baixa calibragem dos pneus, a alta pode provocar problemas sérios.
Como Deixar de calibrar os pneus de seu carro?
- Deixar de calibrar os pneus de seu carro na periodicidade correta pode reduzir a vida útil do produto em 45% e aumentar o consumo de combustível do veículo em 4%, de acordo com dados da fabricante Continental. No caso do Chevrolet Onix, o carro mais vendido do país em 2015, isso pode significar tirar do bolso até R$ 10 a mais por mês.
Como diminuir a durabilidade dos pneus?
- Há uma diminuição da durabilidade dos pneus, aumentando o risco de acidentes. Por estar com muita pressão, o pneu fica com uma área de contato menor com o solo. Isso significa que, na hora que o motorista precisar fazer uma freada de emergência, por exemplo, o carro pode não obedecer ao comando corretamente, causando acidentes.
Por que o pneu está com baixa pressão?
- Quando o pneu está com baixa pressão, a durabilidade dele é reduzida em cerca de 30%. A situação faz com que o carro fique sobrecarregado para continuar rodando, aumentando o desgaste. Isso fará com que ele tenha uma deformação exagerada e, consequentemente, aqueça mais do que o normal.