adplus-dvertising

Qual é a função de um mastologista?

Índice

Qual é a função de um mastologista?

Qual é a função de um mastologista?

​​​​É a especialidade médica que estuda e trata as patologias que atingem as mamas. "Engloba tanto as doenças benignas quanto as malignas e que atingem não só mulheres, mas também os homens", afirma o mastologista do Hospital 9 de Julho, Dr. Fabio Laginha.

Qual a diferença do médico mastologista e oncologista?

Se a oncologia é a especialidade que trata do câncer, a atividade fim da mastologia é tratar o objeto, em si, neste caso, o câncer de mama. Aliás, a principal doença tratada por esse profissional é justamente o câncer, doença que acomete milhões de mulheres mundo afora.

Qual o médico especialista em câncer de mama?

O mastologista é o profissional da área médica cuja especialidade é o tratamento das doenças da mama, sejam elas benignas ou malignas. Sua atividade abrange o estudo, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, a realização de cirurgias e o processo de recuperação da mulher.

Como é a consulta com o mastologista?

Como é a consulta? A consulta com o mastologista começa como qualquer outra. Em um primeiro instante, ocorre uma conversa para que o especialista possa conhecer melhor o paciente. Você deverá contar sobre seus hábitos, histórico de saúde (inclusive familiar) e possíveis queixas.

Quando procurar um mastologista?

  • Quando procurar um mastologista? O mastologista não necessariamente precisa ser recomendação de outro especialista, como o ginecologista ou o endocrinologista.

Qual a orientação do mastologista?

  • Na prática clínica adotamos a orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia. Em casos de mulheres pertencentes a algum grupo de risco (como casos de câncer de mama na família), esse intervalo de verificação deve ser definido pelo mastologista junto com a paciente. Ainda não fez uma visita ao seu mastologista?

Quem é o mastologista para a saúde feminina?

  • O mastologista é um médico tão importante como o ginecologista para a saúde feminina, por conta disso, sua atuação é muito ampla na saúde feminina, já que é indicado que toda mulher a partir dos 30 anos, comece a realizar consultas regulares com seu médico mastologista, para que façam exames de prevenção do câncer de mama.

Quando o paciente é encaminhado ao mastologista?

  • É comum o paciente ser encaminhado ao mastologista depois de ter consultado o ginecologista ou endocrinologista. Quando falamos em mamas, logo pensamos que a especialidade médica dessa área do corpo é a ginecologia, mas na verdade existe o mastologista. A confusão se dá porque as mulheres costumam tratar dos seios junto do ginecologista.

Postagens relacionadas: